Acessibilidade  |      

Promotoria de Cabedelo discute situação do transporte coletivo

A Promotoria de Justiça de Cabedelo realizou, na última terça-feira (15), uma reunião com os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Secretaria de Obras do Município, da Nordeste Mídia, da Empresa Reunidas e Secretaria de Mobilidade Urbana para discutir o transporte coletivo no município.

 

O promotor de Justiça Valério Bronzeado explicou as denúncias sobre a ineficiência dos transportes coletivos em Cabedelo, tendo sido constatadas várias inconformidades. Ele apresentou, durante a reunião, o vídeo com a inspeção realizada em setembro que constatou o descumprimento da Lei de Mobilidade Urbana em vários pontos. Ele observou ainda que estão sendo instalados redutores de velocidades (quebra-molas) nas vias de passagem dos ônibus em desacordo com à Resolução 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe a construção de lombadas nessas vias.

 

Valério Bronzeado ressaltou ainda que é preciso acabar com o problema dos transportes ilegais, explicando como foi feito na cidade de Recife, e que o transporte ilegal enfraquece o Transporte Público e deve ser exterminado completamente.

 

O representante da Semob, Aprígio Lima, disse que, por se tratar de linha de ônibus intermunicipal, a competência seria do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PB). Ele informou que, quanto à manutenção dos abrigos ao longo da rodovia deve haver uma maior fiscalização por parte da polícia e da Prefeitura para evitar a depredação. Ele informou também que a Câmara Municipal precisa aprovar o Conselho para que que seja levado adiante o Plano de Mobilidade.

 

Já a representante da Empresa Nordeste Mídia, Juliana Moraes, disse que os abrigos ao longo da rodovia são difíceis de realizar a manutenção porque as pessoas arrancam e depredam. Ela informou também que a Prefeitura já abriu licitação para a construção dos abrigos.

 

O promotor propôs que seja firmado um termo de ajustamento de conduta para cumprimento da Lei de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012). Uma nova reunião será realizada no próximo dia 29 de outubro e o DER-PB deverá ser notificado para participar.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb