A 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Social de João Pessoa realizou, na manhã desta terça-feira (29), uma inspeção no cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado no Bairro do Varadouro, no Centro Histórico da cidade, para verificar o cumprimento dos compromissos assumidos pela prefeitura municipal na inspeção realizada no mês de junho.
De acordo com o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, entre os pontos cumpridos pela prefeitura estão a capinagem, a poda geral das árvores, a remoção das árvores mediante autorização do órgão ambiental competente, a retirada de obstáculos e a criação de acessos para facilitar o tráfego dos cortejos fúnebres até o local de sepultamento.
Já entre os pontos não cumpridos estão a recuperação e pintura das grades do muro da frente do cemitério que, segundo o promotor, têm grande valor histórico e cultural. “Também não foi realizado o fechamento da abertura existente no muro de trás que não permite um controle do acesso de pessoas ao local e possibilita a entrada de indivíduos afeitos a práticas delituosas que vulnerabilizam a segurança dos que trabalham e dos que visitam o cemitério”, informou o promotor.

Ele informou ainda que um novo prazo de 30 dias foi dado para a realização das ações acordadas, exceto a pintura das grades que a prefeitura se comprometeu a iniciar ainda nesta quarta e o fechamento do muro que deve ser feito até o próximo sábado, dia 2 novembro (Dia de Finados).
O promotor ressaltou que o cemitério é um dos locais que concentra grande acervo do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e artístico de João Pessoa. “Lá repousam ps restos mortais de inúmeros paraibanos ilustres e outros que contribuíram para a história do Estado, além de a própria estrutura de alguns túmulos ser a prova viva de detalhes arquitetônicos e artísticos de épocas passadas, como podemos identifica na construção de túmulos de até 300 anos”, explicou.
“Outro aspecto importante é que o cemitério não só abrigo o acervo cultural e material mas também o acervo cultural uma vez que, neste loca, as pessoas expressam suas crenças, realizam atos religiosos e até romarias, com visitações constantes durante todo o ano a túmulos como o do Padre José Coutinho, Maria de Lourdes, entre outros”, concluiu.
Cemitério
O Cemitério Senhor da Boa Sentença tem 267 anos de existência e boa parte de sua área – a mais antiga – passou por processo de tombamento. A maioria das árvores do local é exótica (trazidas de fora, inclusive da Austrália) ou de espécies inadequadas ao espaço, como a Olho de Pombo e Cássia Brasil.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB