A 2ª Promotoria do Meio Ambiente e do Patrimônio Social instaurou inquérito civil para apurar denúncias de possíveis irregularidades no uso, transporte e manutenção de aparelho de Raio-X do antigo consultório odontológico do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa.
Segundo denúncias, essas irregularidades colocaram em risco a saúde das pessoas que trabalharam naquele setor. Nesta quarta-feira (30), o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa realizou uma audiência com as pessoas que teriam sido afetadas pelo manuseio do aparelho. “Alguns servidores evidenciam que foram vítimas da irradiação do referido aparelho e hoje são portadoras de câncer, inclusive outras pessoas que já trabalharam no mesmo setor já vieram a óbito devido a essa patologia”, disse.
Na audiência, o promotor informou sobre a necessidade de realizar oitivas com cada um dos servidores e que, para isso, serão necessárias outras audiências, que já foram designadas para o mês de novembro. Ele determinou que as pessoas que serão ouvidas façam um levantamento de toda a documentação inerente ao caso particular de cada um.
Inquérito
De acordo com o promotor, a denúncia foi encaminhada pela Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região ao Ministério Público Estadual, sendo remetida à Promotoria do Patrimônio Público que alegou ser competência da Promotoria da Saúde.
Essa Promotoria, por sua vez, remeteu à Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social da Capital. João Geraldo informou ainda que a atribuição para presidir o inquérito seria do 1º promotor do Meio Ambiente, em face da decisão proferida pela Procuradoria-Geral de Justiça em sede de conflito de competência. Entretanto, o 1° promotor do Meio Ambiente se declarou suspeito e, na condição de substituto automático, João Geraldo instaurou o competente inquérito civil público por se tratar de matéria atinente ao meio ambiente do trabalho. Segundo ele, a matéria exige acurada apuração.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB