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Acordo judicial determina que Município de São Bentinho deve apresentar Plano Municipal de Resíduos Sólidos até agosto

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Município de São Bentinho (a 370 quilômetros de João Pessoa) firmaram acordo, homologado por sentença judicial, em que ficou definido que até o dia 15 de agosto deste ano, a administração municipal deverá elaborar e formalizar seu “Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

O plano é uma exigência da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/10), que tem como objetivo garantir o destino correto ao “lixo” produzido pelas cidades brasileiras e, com isso, promover um meio ambiente sustentável, equilibrado e saudável a todas as gerações.

O acordo foi firmado em audiência de conciliação realizada no último dia 15 de maio no Fórum de Pombal, no Alto Sertão, uma vez que a Promotoria de Justiça local havia ajuizado uma ação civil pública contra o Município de São Bentinho devido à falta de formalização e elaboração desse plano.

Segundo o promotor de Justiça de Pombal, Leonardo Fernandes Furtado, ficou definido ainda que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos deve ser aprovado pelo órgão ambiental competente e deve observar o conteúdo mínimo previsto no artigo 51 do Decreto 7.404/10 e as atualizações e revisões pertinentes, além de ser elaborado concomitantemente ao Plano Plurianual Municipal.

Se descumprir o acordo, o Município será punido com multa diária de R$ 500,00.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

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