Acessibilidade  |      

Promotoria discute situação do cemitério de Paratibe

A 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa realizou, nessa terça-feira (27), uma audiência com representantes da Prefeitura da Capital para a discutir a situação do cemitério de Paratibe, localizado no bairro do Valentina Figueiredo. A audiência faz parte do inquérito civil público instaurado para apurar denúncias de irregularidades no cemitério, como mau odor e inundações.

 

Durante a reunião, o assessor técnico da Divisão de Cemitérios da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Williams de Sousa Viana, informou que o cemitério se encontra interditado desde 2010 por decisão da Sedurb, à época, e que, por causa disso, não realiza mais sepultamentos. Ele se comprometeu a encaminhar o ofício que determinava a interdição à Promotoria.

O chefe da Divisão de Cemitérios, Eduardo Henrique, explicou que a interdição do cemitério de Paratibe se deu por causa das inundações que aconteciam em razão do lençol freático ser muito próximo da superfície e que inviabilizava os sepultamentos. Ele disse ainda que a área do cemitério é de R$ 8.788 metros quadrados dos quais 1.250 são de área efetivamente ocupada.

Eduardo Henrique informou também a área do cemitério será transformada em praça pública. Para isso, já estão sendo permutadas, com os proprietários de sepulturas perpétuas, túmulos em outros cemitérios sem ônus para os proprietários. Ele acrescentou que a transferência dos restos mortais ainda não começaram a ocorrer.

O secretário da Sedurb, João almeida Carvalho, relatou que está sendo elaborado um projeto de criação de um crematório público com o objetivo de resolver a demanda de ocupação do solos públicos destinados aos cemitérios. Ele disse ainda que foi firmado um convênio com a UFPB para doação de ossos para fins científicos.

O promotor de Justiça João Geraldo Barbosa determinou a realização de inspeção in loco no cemitério no dia 10 de junho, às 9h.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb