Acessibilidade  |      

Promotorias do Meio Ambiente recomendam fiscalizações do uso irregular de fogueiras e fogos de artifícios no período junino e Copa 2014, em JP

As 1ª e 2ª Promotorias do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa recomendaram, nesta sexta-feira (6), ao Poder Público Estadual e Municipal que intensifiquem a fiscalização da utilização irregular das fogueiras e fogos de artifício pela população da Capital, durante os festejos juninos e a Copa 2014, evitando que a prática causa degradação ou danos ao meio ambiente e à sociedade.

 

A recomendação foi expedida pelos promotores de Justiça João Geraldo Barbosa e José Farias, durante audiência realizada na sede das Promotorias do Meio Ambiente com representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Corpo de Bombeiros.

Durante a audiência, s Sudema se comprometeu a proceder a medidas administrativas para que a venda do material lenhoso destinado a fogueiras passe a ser precedida de autorização pelo prazo de 30 dias. Para ter autorização da Sudema, o revendedor deverá fazer requerimento à Sudema, comprovando a origem do material, mediante preenchimento de formulário específico. Os revendedores também deverão assumir compromisso formal junto à Sudema de só vender a lenha ao consumidor mediante emissão de recibo no qual deverá, obrigatoriamente, constar as ressalvas e restrições das legislações impeditivas do uso do fogo.

Já o Corpo de Bombeiros se comprometeu intensificar a fiscalização relativa à utilização e queima de fogos, durante os festejos juninos e período de realização da Copa 2014, bem como realizar o atendimento das denúncias oriundas de diversas reclamações.

A Sedurb também se comprometeu a fazer a fiscalização preventiva, notificações necessárias e averiguação in loco, sobretudo no período de 12 a 29 de junho, quando são realizados os festejos juninos na Capital. O representante da Sedurb disse ainda que fará gestões junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a execução de campanhas educativas e pedagógicas.

Participaram da audiência o diretor de Serviços Urbanos da Sedurb, Flávio Monteiro, os representantes da Sudema, Yanara Leal e Gleidistone Gomes, o tenente-coronel Nazareno Oliveira, do Corpo de Bombeiros, e a chefe de Divisão Técnica do Ibama, Germano Soares.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb