Acessibilidade  |      

Promotoria requer na Justiça restauração de imóvel histórico da Capital

Para garantir a preservação e recuperação do imóvel histórico localizado na Avenida Dom Pedro II, 195, no centro de João Pessoa a 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Social de João Pessoa ajuizou uma ação civil pública contra o Estado da Paraíba, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep) e o proprietário Roberto Miranda Moreira.

 

Durante o inquérito civil instaurado pela Promotoria, foi apurado que o imóvel foi adaptado para o comércio varejista atacadista de plásticos, sendo alterado em sua fachada por duas portas metálicas corrediças, restando apenas algumas linhas arquitetônicas de época na parte superior. Além disso, foi constatado pela Promotoria a necessidade de intervenções emergenciais para corrigir problemas que ameaçam o prédio de ruína.

De acordo com o promotor João Geraldo Barbosa, Foi expedida uma recomendação ao Iphaep para que tomasse as medidas administrativas e judiciais cabíveis para preservação e conservação do patrimônio histórico e cultural de João Pessoa, mas até o momento não se tem notícia de qualquer providência tomada pelo Estado nem pelo proprietárioa do imóvel, em relação à reestruturação do prédio conforme o seu projeto original.

 

Pedidos

A ação requer, além da recuperação do imóvel, a condenação do Estado e do Iphaep ao pagamento de R$ 500 mil cada um pela prática de danos morais coletivos por não tomarem as medidas necessárias à conservação, preservação e reconstituição do bem imóvel. A ação pede ainda que, caso seja concedida liminar pela Justiça e haja descumprimento, seja aplicada multa diária pessoas aos agentes públicos no valor de R$ 10 mil.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb