Acessibilidade  |      

Outro imóvel histórico de João Pessoa é objeto de ação civil pública

Mais um imóvel histórico de João Pessoa é objeto de ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social visando garantir a recuperação e preservação de mais um imóvel histórico da Capital. A ação foi ingressada contra o Estado da Paraíba, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep) e do proprietário do imóvel localizado na Rua Conselheiro Henrique, nº 63, Cláudio D'ávila Lins Filho.

 

De acordo com o promotor João Geraldo Barbosa, um inquérito civil público foi instaurado em 2011 para apurar denúncia de omissão do proprietário, do Estado e do Iphaep em tomar as providências para a preservação do imóvel de relevância histórica. Na época, o Iphaep emitiu laudo constatando que o imóvel se encontrava em grau de conservação péssimo com risco de desmoronamento.

Em abril de 2013, novo laudo do Iphaep atestou a situação de ruína da casa, com paredes e vãos que compõem a fachada em péssimo estado de conservação, grandes rachaduras na alvenaria e nas vergas, não restando sequer as divisórias internas. Esses problemas foram novamente constatados por laudo emitido por engenheiro civil do Ministério Público.

“Como se observa, o Iphaep se restringe a constatar a degradação do patrimônio histórico e a simplesmente registrar tal fato, mas permanece omisso quanto à execução de medidas de proteção, não exercendo seu Poder de Polícia, não evitando a evolução da degradação constatada, seja pela adoção de medidas extrajudiciais ou mesmo judiciais neste sentido”, disse o promotor.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb