Acessibilidade  |      

Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de JP recebe visita da Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural

A 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa recebeu, nesta terça-feira (8), a visita da Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa (OEJP). Na ocasião, os representantes da Oficina foram recebidos pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa.

Durante a visita, o arquiteto Joálisson Dias Cunha, coordenador de Prática, a arte-educadora Maria do Rosário Vilar, coordenadora pedagógica, e o engenheiro ambiental, Leão Carlos Moreira Nóbrega, instrutor da oficina de jardinagem, apresentaram o projeto e historiaram todas as ações práticas de restauro, formação profissional e ação social na cidade de João Pessoa durante os 23 anos de existência.

Eles relataram ainda as dificuldades de se manter o cumprimento efetivo de convênios com algumas esferas do poder público, a falta de participação em obras públicas envolvendo patrimônio histórico no município, e o interesse em capacitar o alunado, restaurando edificações tombadas e dando assistência social à jovens-adultos em condição de vulnerabilidade social.

 

Oficina

 

Criada em 1991, a Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa tem por finalidade formar e capacitar jovens desempregados, em situação de risco social em trabalhos relacionados à reabilitação de contornos urbanos e do patrimônio cultural. Para isso, desenvolve ações pedagógicas baseadas na formação prática e teórica, em obras de restauração do patrimônio histórico e logradouros públicos, com vistas à inserção no mercado de trabalho. Ministramos um curso de formação com duração de 2 anos, com 3.520 horas aula, que se realiza em nossa sede, em João Pessoa - PB.

A Oficina-Escola é uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos com objetivos culturais e educacionais, uma entidade de utilidade pública. Localizada na Rua da Areia, no Varadouro, a Oficina-Escola já atendeu mais de 950 jovens, da população de baixa renda, na faixa etária de 18 a 25 anos.

Atualmente, encontra-se em andamento a formação de uma nova turma, composta por 60 alunos. Com a duração de dois anos, os cursos de formação compreendem a capacitação profissional relacionada à preservação do patrimônio construído e atividades voltadas para a formação integral. A oficina oferece formação em jardinagem, marcenaria, serralharia (forja), carpintaria, alvenaria e restauração de bens móveis e integrados.

Além dos benefícios intrínsecos da formação, cada participante recebe uma bolsa de R$ 500,00 mensais, mais vale-transporte, alimentação (café da manhã e almoço), seguro de risco e assistência saúde. Esse valor é custeado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e pelo Governo do Estado da Paraíba. A manutenção da escola e a remuneração dos professores está sendo patrocinada pela Cimpor, com apoio do Ministério da Cultura, através de incentivos fiscais.

A Oficina-Escola de João Pessoa já atuou no resgate de diversos monumentos históricos e logradouros públicos como: o Antigo Hotel Globo; a Igreja de São Bento; a Bica de Tambiá (no Parque Arruda Câmara); a Igreja de Nossa Senhora do Carmo; a Praça Dom Adauto; dois prédios na Praça Anthenor Navarro; o Coreto da Praça Venâncio Neiva (mais conhecido por Pavilhão do Chá); o Casarão de Azulejos; a Antiga Fábrica de Vinhos de Caju Tito Silva & Cia; o Altar Mor da Igreja de São Pedro Gonçalves e da Capela da Imaculada Conceição/Aparecida-PB; e a Capela de Nossa Senhora da Graça, entre outros.

Até 8 de julho de 2012 a Oficina Escola foi dirigida por Náhya Maria Lyra Caju, arquiteta e urbanista formada pela UFPB, com especialização em Revitalização do Patrimônio Natural e Construído, pelo Instituto de Cooperación Iberoamericana – ICI/Espanha. A partir de 9 de julho de 2012. passou a ser dirigida por Willdes Luiza de Oliveira Santos, graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Nordeste, graduada em Pedagogia pela UNIP, e com Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pela UFPB.

 

Com informações da Oficina-Escola

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */