Acessibilidade  |      

Promotoria do Meio Ambiente de Itabaiana cumpre mais uma etapa do 'Projeto 3Rs'

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do município de Itabaiana realizou, na última segunda-feira (21), mais uma etapa do 'Projeto 3Rs', que integra o conjunto de seis projetos estratégicos (três deles inseridos no tema transversal de combate às drogas) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para este ano de 2015. Distante a 70 quilômetros de João Pessoa, Itabaiana tem uma população de 25 mil habitantes e está localizada na Região do Agreste paraibano.

O 'Projeto 3R's – Reduzir, Reutilizar e Reciclar' fomenta a coleta seletiva no estado da Paraíba, visando a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, por meio da redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos.

Na etapa da última segunda-feira, ocorreu a capacitação dos catadores de materiais recicláveis cadastrados da região e foram apresentadas as informações essenciais sobre a importância desse trabalho e as condições mínimas de segurança para a sua realização. O evento foi ministrado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) do Meio Ambiente, em parceria com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Na oportunidade, os catadores assinaram um termo de ajustamento de conduta (TAC) comprometendo-se a implementar no seu dia a dia as técnicas ministradas na capacitação e tirar desse tipo de atividade (trabalho) os seus filhos menores, fazendo com que eles tenham a frequência à escola restabelecida.

No mesmo dia da capacitação também foi proferida palestra educativa pela promotora de Justiça de Itabaiana, Miriam Vasconcelos, e pela servidora do MPPB Maira Barros. A palestra foi dirigida a estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Itabaiana, visando transmitir a importância da reciclagem de materiais para o meio ambiente e a importância dos catadores desses materiais no processo de sustentabilidade ambiental.

Projetos estratégicos

Os três projetos com viés às drogas são: 'Todos Contra as Drogas', que tem como gestores as promotoras de Justiça Ana Carolina Cavalcanti (Caop da educação) e Soraya Soares Escorel (Caop da Criança e do Adolescente) e o promotor de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa (Caop do Cidadão); 'Atenção ao Usuário de Drogas e à Família', tendo como gestoras as promotoras de Justiça Paula da Silva Camillo (Caop da Saúde) e Adriana de França Campos (Caop Cíveis e de Família); e 'MP Combate', sob a gestão da promotora de Justiça Ana Maria França Oliveira (do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial – Ncap).

Os outros três projetos estratégicos são '3R's – Reduzir, Reutilizar e Reciclar', tendo como gestora a promotora de Justiça Cláudia Cabral Cavalcante (Caop do Meio Ambiente); 'Agrotóxicos Controlados', sob a gestão do promotor de Justiça José Leonardo Clementino Pinto (Caop do Consumidor); e 'Corrupção na Mira', com a gestão do promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira (Caop do Patrimônio Público).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */