Acessibilidade  |      

Audiência do MPPB: Agência Nacional de Águas faz apelo para que prefeitos ajudem na limpeza de rios

Para preservar o abastecimento de água pelo Sistema Coremas-Mãe D'água até meados de agosto de 2017, antes da chegada das águas das obras da transposição do São Francisco, a Agência Nacional de Águas (ANA) fez um apelo aos prefeitos que participaram da audiência pública realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), na manhã desta terça-feira (1), em Patos, para que colaborem na limpeza dos rios da região.

 

Segundo dados técnicos apresentados pela ANA durante a audiência, em 2016 haverá pouca chuva na Região do Semi-Árido nordestino, reflexo do fenômeno denominado El Niño. “Por isso estamos tomando medidas duras para preservar as águas dos reservatórios, interrompendo o abastecimento para as irrigações e solicitação para a recuperação dos leitos dos rios”, destacou Paulo Varella Neto, diretor-presidente da ANA.

De acordo com ele, medidas mais efientes é limpar os rios, para que a água escorra melhor para atender as populações. “As prefeiturs deverão fornecer mão de obra e equipamentos para efetuar essa limpeza dos rios. Atividade de suma importância em 110 quilômetros de rio, saindo de Coremas”. Paulo Varella ainda ressaltou: “É uma questão simples para se fazer a limpeza, com uso de escavadeiras. Por isso precisamos da ajuda das prefeituras. Teremos mais eficiência no abastecimento. Por isso faço um apelo aos prefeitos paraibanos. Isso já está sendo feito pelos prefeitos do Rio Grande do Norte na divisa com a Paraíba. Podemos fazer uma limpeza de dez quilômetros por dia”.

Foram convidados para a audiência pública prefeitos e representantes de Câmaras Municipais de 27 municípios abastecidos pelas águas do Sistema Coremas-Mãe D'água, na Região do Sertão paraibano, além dos promotores de Justiça que atuam nessas cidades. A audiência pública se propôs a discutir e buscar soluções para a crise hídrica que assola o estado da Paraíba, mais especificamente na área da Barragem de Mãe D'água.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb