'Todos Contra as Drogas': encontro com estudantes é realizado em escola da capital
Como atividade relacionada ao projeto 'Todos Contra as Drogas', que integra o Planejamento Estratégico 2015 do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o promotor de Justiça João Geraldo Carneiro Barbosa, da 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, participou na noite dessa terça-feira (1º) de um encontro com estudantes da Escola Estadual Violeta Formiga, localizada no Bairro de Mandacaru, na capital paraibana.
Os estudantes dessa unidade escolar participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB). Na Escola Violeta Formiga, o Proerd é coordenado pelo cabo-PM Limeiras. “No encontro com os estudantes, tivemos o objetivo de desmistificar a ideia de que o Ministério Público, diante de um tema tão polêmico, tem papel apenas punitivo”, revelou o promotor João Geraldo, acrescentando: “Mostramos que o Ministério Público, como representante da sociedade, tem um papel maior voltado para a prevenção e conscientização da população, principalmente os jovens, em relação aos malefícios das drogas”.
O promotor elogiou a atuação da direção da escola e o trabalho desenvolvido pelo cabo Limeira. “Vamos ampliar esse encontro com outros estudantes do 5º ano. Vamos acompanhar e participar, também, da formatura desse alunos na conclusão do curso promovido pelo Proerd”, avisou João Geraldo, ressaltando que investir e formatar ações de prevenção contra as drogas na Paraíba foi e é o principal objetivo do projeto 'Todos Contra as Drogas', desenvolvido pelo Ministério Público estadual, sob a coordenação dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) da Educação, da Cidadania e da Criança e Adolescente.
O 'Todos Contra as Drogas' foi idealizado como resposta a dados estatísticos alarmantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada dez adolescentes, no Brasil, já experimentaram drogas ilícitas e sete em cada dez já experimentaram alguma bebida alcoólica. Por isso a importância das escolas como ambiente multiplicador de ideias para atuar na prevenção às drogas.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Darf), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país. Na prática, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência na sala de aula das escolas.