Acessibilidade  |      

'Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba' realiza reunião de trabalho em Campina Grande

Em reunião do ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’, realizada na tarde desta terça-feira (12), na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em Campina Grande, a gerente de qualidade da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ana Carolina Menezes, garantiu que o monitoramento do Açude de Boqueirão (Reservatório Presidente Epitácio Pessoa) vem acontecendo de forma continuada e que a presença de cianobactérias na água apresentam níveis aceitáveis.

Presidido pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, o ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ foi criado no dia 10 de junho e, em um primeiro momento, tem como principal foco o Açude de Boqueirão e o abastecimento de água na região polarizada pelo município de Campina Grande. Uma agenda de reuniões de trabalho foi elaborada para a busca de soluções práticas e objetivas.

A reunião desta terça-feira contou com as participações da promotora de Justiça da Saúde de Campina Grande, Adriana Amorim de Lacerda; Porfírio Catão Cartaxo Loureiro e Alexandre Magno de Medeiros, da Aesa; José Mota Vítor, Ronaldo Amâncio Meneses e Ana Carolina Menezes, da Cagepa; José Ethan de Lucena Barbosa, professor da UEPB; Ulysmar Curvelo Cavalcanti, presidente do Comitê de Bacias do Rio Paraíba.

Ainda pelo Ministério Público, participaram da reunião de trabalho o procurador de Justiça Francisco Sagres Macedo Vieira; e os promotores de Justiça Alcides Leite de Amorim (coordenador da força-tarefa criada em dezembro do ano passado para fiscalizar a segurança hídrica no estado), Cláudia Cabral Cavalcante e Edmilsom Campos Leite (da Promotoria de Justiça de Boqueirão).

Em relação à qualidade da água distribuída à população pela Cagepa, principalmente no que se refere ao monitoramento e contagem do número de cianobactérias em Boqueirão, a gerente Ana Carolina também garantiu que, além do convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Cagepa está buscando outras análises junto a outros laboratórios, inclusive de outros estados da Federação. Durante a reunião ficou acertado que a Cagepa encaminhará à Promotoria de Saúde de Campina Grande, semanalmente, as análises da água que é distribuída aos consumidores da região de Campina Grande.

Na reunião, o procurador-geral Bertrand Asfora fez questão de destacar o esforço de todos no sentido de monitorar de forma permanente as águas do Açude de Boqueirão e com isso evitar que a população venha a consumir um produto contaminado. “Estas são reuniões técnicas com resolutividade para o problema de abastecimento d’água para a região de Campina Grande”.

O ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ é composto por instituições governamentais e instituições da sociedade civil. Alguns integrantes foram convidados e outros convocados, de acordo com a legitimidade dada ao Ministério Público, conforme a legislação.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */