Em reunião do ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’, realizada na tarde desta terça-feira (12), na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em Campina Grande, a gerente de qualidade da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ana Carolina Menezes, garantiu que o monitoramento do Açude de Boqueirão (Reservatório Presidente Epitácio Pessoa) vem acontecendo de forma continuada e que a presença de cianobactérias na água apresentam níveis aceitáveis.
Presidido pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, o ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ foi criado no dia 10 de junho e, em um primeiro momento, tem como principal foco o Açude de Boqueirão e o abastecimento de água na região polarizada pelo município de Campina Grande. Uma agenda de reuniões de trabalho foi elaborada para a busca de soluções práticas e objetivas.
A reunião desta terça-feira contou com as participações da promotora de Justiça da Saúde de Campina Grande, Adriana Amorim de Lacerda; Porfírio Catão Cartaxo Loureiro e Alexandre Magno de Medeiros, da Aesa; José Mota Vítor, Ronaldo Amâncio Meneses e Ana Carolina Menezes, da Cagepa; José Ethan de Lucena Barbosa, professor da UEPB; Ulysmar Curvelo Cavalcanti, presidente do Comitê de Bacias do Rio Paraíba.
Ainda pelo Ministério Público, participaram da reunião de trabalho o procurador de Justiça Francisco Sagres Macedo Vieira; e os promotores de Justiça Alcides Leite de Amorim (coordenador da força-tarefa criada em dezembro do ano passado para fiscalizar a segurança hídrica no estado), Cláudia Cabral Cavalcante e Edmilsom Campos Leite (da Promotoria de Justiça de Boqueirão).
Em relação à qualidade da água distribuída à população pela Cagepa, principalmente no que se refere ao monitoramento e contagem do número de cianobactérias em Boqueirão, a gerente Ana Carolina também garantiu que, além do convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Cagepa está buscando outras análises junto a outros laboratórios, inclusive de outros estados da Federação. Durante a reunião ficou acertado que a Cagepa encaminhará à Promotoria de Saúde de Campina Grande, semanalmente, as análises da água que é distribuída aos consumidores da região de Campina Grande.
Na reunião, o procurador-geral Bertrand Asfora fez questão de destacar o esforço de todos no sentido de monitorar de forma permanente as águas do Açude de Boqueirão e com isso evitar que a população venha a consumir um produto contaminado. “Estas são reuniões técnicas com resolutividade para o problema de abastecimento d’água para a região de Campina Grande”.
O ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ é composto por instituições governamentais e instituições da sociedade civil. Alguns integrantes foram convidados e outros convocados, de acordo com a legitimidade dada ao Ministério Público, conforme a legislação.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB