Promotoria participa de projeto de limpeza das praias da Capital
O 2º promotor de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, João Geraldo Barbosa,participou na última quarta-feira (1º) da primeira ação do projeto “Limpa Praia” encabeçado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet-PB), que é apoiado pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa.
O promotor destacou que o projeto foi um sucesso e contou com a colaboração da Prefeitura Municipal de João Pessoa, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Foi realizada uma caminhada com a participação de jornalistas, representantes de órgãos públicos do Estado e do Município, trade turístico de João Pessoa, sociedade civil, juntamente com os servidores da Emlur, na qual recolheram o lixo na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.
Segundo João Geraldo, essa ação de limpeza das praias também consistiu na primeira etapa do projeto desenvolvido pela Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social “Povo limpo, limpa praia, limpa praça, limpa tudo”.
Ele anunciou o convite à Prefeitura de joão Pessoa para realizar, numa próxima etapa, de uma ação de limpeza das praças públicas, parques, terrenos baldios e áreas verdes. Ele também vai convidar outros órgãos e entidades, como a própria Abrajet-PB.
O promotor informou ainda que vai criar um cronograma e convidar as Procuradorias do Estado e do Município, o Ministério Público Federal, a Advocacia Geral da União e a Defensoria Pública para, conjuntamente, realizarem palestras nas escolas públicas estaduais e municipais conscientizando os estudantes sobre a importância limpeza do meio ambiente. “É através dos alunos que podemos modificar a cultura, já que eles vão levar uma concepção cultural do meio ambiente aos familiares e vizinhos”, afirmou.
João Geraldo destacou ainda que a Campanha da Fraternidade 2017 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é sobre a preservação do meio ambiente e que o papa Francisco enfatizou o cuidado dos biomas brasileiros. Biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. No Brasil, os biomas são a Amazônia, o cerrado, a caatinga, a Mata Atlântica, o pantanal e o pampa. Ainda de acordo com o promotor, a Organização das Nações Unidas (ONU) está defendendo o a política de turismo sustentável. “Todas as ações são para proteção do patrimônio turístico e urbanístico da Capital”, concluiu.