Acessibilidade  |      

Promotoria do Patrimônio Social recebe inventário dos bens históricos e artísticos do Espaço Cultural

O promotor de Justiça do Patrimônio Social de João Pessoa, João Geraldo Barbosa, recebeu o inventário do patrimônio artístico, documental e histórico da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A entrega foi realizada pela presidente da Funesc, Nézia Gomes, e pelo assessor jurídico Ricardo Bezerra, na manhã desta sexta-feira (15/02), na sede da Promotorias da Capital.

Na mesma solenidade, foi entregue uma cópia do inventário para a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep), Cassandra Figueiredo, para que seja integrado ao inventário dos bens históricos, artísticos e culturais de João Pessoa que está sendo elaborado pelo instituto, cujo primeiro volume já foi entregue ao Ministério Público, no ano passado.

O promotor João Geraldo ressaltou que a confecção do inventário não foi necessário ajuizar uma ação civil, ele foi construído no decorrer de um inquérito civil público. Ele destacou ainda a grandeza do trabalho. “É um trabalho espetacular, um apanhado sério das obras integrantes da Funesc. Aqui temos a história documentada com o compromisso para as futuras gerações. Não tenho tempo para escrever livro mas estou ajudando a escrever o livro da história”, acrescentou.

Ele informou ainda que foi instaurado um procedimento administrativo para acompanhar o inventário porque à medida que o acervo for aumentado, a Fundação irá fazer um novo volume de atualização.

A presidente Nézia Gomes destacou que era um momento especial e agradeceu ao promotor. “Não foi um trabalho fácil mas, agora, a gente entende o cuidado do promotor. A gente precisava entender o quanto é importante esse trabalho e o cuidado com esse patrimônio. Através do inventário, pudemos conhecer a história da fundação”.

O assessor jurídico Ricardo Bezerra afirmou que era um momento ímpar na cultura da Paraíba e na história da Funesc. “São 30 anos de história e de patrimônio que agora chega ao ápice com a catalogação. O inventário vai servir para a defesa do patrimônio cultural”, disse.

A superintendente do Iphaep, Cassandra Figueiredo, elogiou o trabalho da Funesc, enfatizando a importância do inventário para a história. “As pessoas não têm noção do valor do trabalho, que isso é também responsabilidade da sociedade. Aqui está a nossa história, memória e identidade”, disse, informando ainda que está em estudo o tombamento do Espaço Cultural.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */