Acessibilidade  |      

Promotoria apresenta projeto “Pintando a nossa História” e proprietários de imóveis tombados fazem adesão

A Promotoria do Patrimônio Social de João Pessoa realizou na última quinta-feira (28/02) uma audiência com proprietários de imóveis tombados da Rua Cardoso Vieira para apresentar o projeto “Pintando a Nossa História”, idealizado pelo promotor João Geraldo Barbosa. O objetivo é que os proprietários façam a adesão ao projeto.

O projeto consiste na recuperação de áreas específicas do Centro Histórico da Capital que não se encontram em situação de risco, ruína ou deterioração que demande projeto de conservação, e que possam ser feitas através de limpeza, remoção de placas e propagandas irregulares ou pintura de imóveis. A ação inicial do projeto compreende a extensão da Avenida Cardoso Vieira, desde a descida do Viaduto Dorgival Terceiro Neto até a Rua João Suassuna,.

Participaram da audiência a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep), Cassandra Figueiredo, o procurador do Município de João Pessoa, Antônio Cadete, e arquitetos do Iphaep.

O promotor João Geraldo explicou que o objetivo da audiência foi convidar os proprietários a se integrarem ao projeto “Pintando a nossa História”, realizando a pintura dos seus respectivos imóveis.

Ele informou ainda que a Prefeitura de joão Pessoa já está participando da iniciativa e realizará a pintura do prédio onde funciona o Sine, o Banco Cidadão e a Secretaria de Trabalho e Renda. O Estado também já tinha sinalizado sua participação, tendo inclusive a audiência contado com representantes da Lotep e da Coletoria que funcionam na Rua Cardoso Vieira.

João Geraldo destacou ainda que a ideia central é a conscientização e a participação do proprietário que, cumprindo o seu dever de forma espontânea e participativa, evitará alguns ônus e penalidades administrativas e legais, contribuindo com a defesa do patrimônio histórico, cultural, artístico, estético, paisagístico e turístico do município.

A superintendente do Iphaep, Cassandra Figueiredo, destacou a importância do projeto para a preservação da história da cidade e para que os proprietários criem uma consciência da necessidade dessa preservação. Ela explicou ainda que o Iphaep firmou uma parceria com uma loja de tintas para que dará 20% de desconto na compra do material pelo proprietário do imóvel histórico.

O procurador Antônio Cadete também ressaltou a importância do projeto para o centro histórico da Capital e informou que a Prefeitura vai realizar serviço de pintura do prédio que possui na Rua Cardoso Vieira.

Além disso, o procurador disse ainda que já estão sendo tomadas as medidas administrativas para regulamentar disposto do Código Tributário Municipal que concede isenção de IPTU para os imóveis que estiverem sendo preservados.

Durante a audiência diversos proprietários já fizeram sua adesão ao projeto e elogiaram a iniciativa.

Publicidade

Os arquitetos do Iphaep apresentaram ainda aos proprietários presentes as regras para publicidade nos imóveis tombados. Eles explicaram que, devido à necessidade de preservação do imóvel histórico, a publicidade tem de seguir uma série de regras. Também foi mostrado o estudo cromático realizado pelo Iphaep no logradouro com sugestões de cores que podem ser utilizadas pelos proprietários.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */