Acessibilidade  |      

MP acompanha medidas referentes ao recém-criado Parque Estadual Serra da Santa Catarina

A Promotoria de Justiça de Piancó instaurou o Procedimento Administrativo 035.2023.000971 para acompanhar a regularidade das medidas administrativas realizadas para conservação e fiscalização do recém-criado Parque Estadual Serra da Santa Catarina. O procedimento foi instaurado pela 1ª promotora de Justiça de Piancó, Vanessa Bernucci Pistelli, que atua na defesa do meio ambiente.

Na última quinta-feira (31/08), a promotora de Justiça Vanessa Bernucci Pistelli e a geógrafa do Ministério Público da Paraíba, Maria Barros, participaram da audiência pública realizada no Ginásio Poliesportivo Manuel Batista Guedes, no município de Aguiar, durante a qual a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) declarou a criação oficial do Parque A audiência contou com a participação de autoridades municipais e estaduais e da população local.

Conforme informações da Semas, o parque estadual está localizado no oeste da Paraíba, na região da Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água do alto sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar (maior parte), Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.

 

Procedimento

A Promotoria de Justiça vai requisitar da Semas informações sobre o parque como o Plano de Manejo; a criação de zonas de amortecimento e de corredores ecológicos; o impulsionamento dos procedimentos voltados à desapropriação das propriedades privadas que estejam no domínio do Parque; a criação e composição do Conselho Consultivo; a origem dos recursos que serão utilizados para manutenção do parque, os valores já percebidos e o modo que se dará a transparência do uso desses recursos; o reassentamento das populações tradicionais, se houver; as medidas adotadas para fomentar a fiscalização para prevenção de desmatamento, queimadas e caça ilegais.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */