“Recicla Folia” coleta 20t de recicláveis e evita 64t de CO₂ na atmosfera, no pré-carnaval

Promotora de Justiça recebe balanço do primeiro ano do projeto e destaca contribuição da ação para a mitigação das mudanças climáticas na Capital
O Projeto Recicla Folia – idealizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e implementado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) – promoveu a coleta seletiva, a logística reversa e a inclusão social de catadores de materiais recicláveis, durante o pré-carnaval da Capital. A iniciativa garantiu que, em cinco dias de festa, quase 20 toneladas de resíduos fossem retiradas do “Corredor da Folia”. A ação evitou que fossem para o aterro sanitário e, consequentemente, impediu a emissão de mais de 64 toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e) na atmosfera. O balanço e os cálculos referentes à redução dos gases de efeito estufa (GEE) foram feitos pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas de João Pessoa e entregues à promotora de Justiça, Cláudia Cabral, gestora do projeto pelo MPPB.
“A nossa avaliação é que a cidade de João Pessoa deu um passo inovador na luta contra as mudanças climáticas com a implementação do Recicla Folia. A destinação inadequada de resíduos sólidos para aterros sanitários contribui significativamente para a emissão de gases de efeito estufa, como o metano (CH₄) e o dióxido de carbono (CO₂), ambos responsáveis pelo agravamento do aquecimento global. Ao coletar e reciclar os materiais no local da folia, evitou-se o acúmulo de resíduos orgânicos misturados a recicláveis, impedindo a decomposição anaeróbica que libera grandes quantidades de metano – um gás com potencial de aquecimento global 28 vezes maior que o CO₂”, avaliou a promotora que atua na defesa do meio ambiente de João Pessoa.
Sustentabilidade e Inclusão Social no Carnaval
Segundo Cláudia Cabral, o relatório dos órgãos mostram que o reprocessamento de materiais recicláveis, como alumínio, plástico e papel, reduz a necessidade de extração de matérias-primas virgens, um processo altamente poluente e consumidor de energia. “Dessa forma, a iniciativa não apenas evitou a poluição local, mas também contribuiu para reduzir a pegada de carbono da produção industrial, fortalecendo a economia circular sustentável”, disse.
Outro impacto positivo do projeto, segundo a representante do MPPB, foi a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, que tiveram um papel fundamental na triagem e na coleta seletiva: “A valorização desse trabalho garantiu renda digna e segurança para esses profissionais, além de estimular uma cultura de reciclagem e responsabilidade ambiental entre os foliões e organizadores de eventos. O Recicla Folia demonstra que é possível aliar grandes eventos culturais com práticas sustentáveis, reduzindo significativamente a emissão de GEE, promovendo a reciclagem em larga escala e garantindo benefícios ambientais e sociais duradouros”.
Um modelo para eventos sustentáveis
Para os representantes do MPPB e da PMJP, a implementação bem-sucedida do Reciclafolia coloca João Pessoa na vanguarda da gestão ambiental em festas populares e reforça a necessidade de replicar esse modelo em outros eventos, não apenas no Carnaval, mas em festividades de grande porte ao longo do ano.
“Ao evitar 64 toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera, conforme cálculos da Secretaria de Mudanças Climáticas, a cidade demonstrou o potencial de ações concretas para a mitigação das mudanças climáticas e para o fortalecimento de um desenvolvimento sustentável baseado na economia circular e na inclusão social. O desafio agora é expandir essa iniciativa e consolidar João Pessoa como referência nacional em gestão ambiental e responsabilidade climática em eventos públicos”, afirmou Cláudia Cabral.
OS DADOS
MATERIAL COLETADO |
PESO KG |
EMISSÕES EVITADAS (kg CO2e)* |
PET |
5.708 |
8.276,6 |
Alumínio |
1.702 |
17.020,0 |
Latinha (alumínio) |
3.301 |
33.010,0 |
Papel |
854 |
1.451,8 |
Papelão |
2.200 |
3.740,0 |
Plástico (outros) |
655 |
949,75 |
Plástico (sacola) |
2.401 |
3.481,45 |
Vidro |
1.558 |
779,0 |
Ferro |
892 |
1.605,6 |
TOTAL |
19,27t |
64.314,2t |
* Os cálculos de emissões evitadas foram realizados com base na metodologia internacional do GHG Protocol, utilizando fatores de emissão evitada (kg CO₂e/kg) reconhecidos globalmente, provenientes de fontes como o IPCC 2006 Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories, o DEFRA (UK Government) e a EPA (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos. Esses fatores consideram a economia de emissões ao reciclar cada tipo de material, evitando a extração de matéria-prima virgem e a energia associada à sua produção.