Acessibilidade  |      

“Amigo da Natureza”: MPPB e órgãos parceiros comemoram o “Dia da Terra”

Diversos atores se reuniram na tarde desta terça-feira (22/04), no Jardim Botânico de João Pessoa, com um único propósito: comemorar o Dia Internacional da Terra e promover a preservação florestal para garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado às futuras gerações, conforme estabelece o artigo 225 da Constituição Federal. A ação integra a programação da  campanha “Amigo da Natureza”, instituída pela Lei Estadual 13.428/2024, fruto de uma articulação entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Assembleia Legislativa (ALPB). 

Participaram do evento a 1ª subprocuradora-geral de Justiça, Vasti Cléa Lopes (representando o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto); a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do meio ambiente e gestora do projeto “Amigo da Natureza”, a promotora de Justiça Danielle Lucena; os promotores de Justiça Leonardo Quintans e Cassiana Mendes; a secretária de Estado do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense; os superintendentes do Ibama e da Sudema, Geandro Guerreiro e Marcelo Cavalcanti, respectivamente; o deputado estadual João Gonçalves (autor da Lei 13.428/2024); a secretária de Educação do município de Marcação, Denise Vieira; e representantes de órgãos governamentais, de ONGs, universidades e da sociedade civil organizada, a exemplo do Movimento Esgotei e da Escola Olho do Tempo.

Conforme explicou Danielle Lucena, desde a semana passada, vários municípios vêm promovendo ações educativas para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e do reflorestamento. Segundo ela, neste primeiro momento o principal objetivo da campanha foi fomentar a criação de leis municipais instituindo a campanha “Amigo da Natureza” (que deve acontecer no período de 20 a 22 de abril) e promover ações de educação ambiental. 

“A campanha foi de uma adesão muito proveitosa. Além da lei estadual, temos mais de 60 municípios que criaram suas próprias leis. Hoje, estamos comemorando o Dia da Terra e esse seria o último dia da campanha, mas diante dos feriados, os órgãos colaboradores acharam por bem prorrogá-la até o dia 25. Nosso projeto visa o plantio planejado e monitorado de espécies nativas e esse plantio não foi realizado nesse momento da campanha por causa do curto espaço de tempo entre a aprovação da lei e a realização da campanha. Esse momento serve muito para o debate e para ações educativas e sentimos o envolvimento dos municípios. Esse foi o ‘start’ para que os municípios se adequem com seus planejamentos e seus plantios planejados e monitorados para 2026”, disse.

A 1ª subprocuradora-geral de Justiça ressaltou a importância do projeto, de ações educativas e de políticas públicas em prol do meio ambiente. Ela também aproveitou a ocasião para lembrar do papel desempenhado pelo Papa Francisco - que faleceu nessa segunda-feira (21/04) - na defesa do meio ambiente. “Como dizia Papa Francisco, a maioria de nós prefere dar as costas à dor da terra, esquecendo que, se ela adoece, nós também adoecemos. Fico muito feliz em ver tanta gente aqui reunida, comprometida com a proteção da terra. Tudo o que é feito em prol de preservar o meio ambiente é para vocês, para os filhos e netos de vocês”, disse se referindo, principalmente, às crianças e adolescentes que participaram do evento. 

A secretária de Meio Ambiente parabenizou a iniciativa do MPPB e reforçou a parceria do Estado. “Quando se trata do meio ambiente, a gente sempre tem buscado pessoas que possam nos ajudar na luta diária, seja através de fiscalização ou de ações educativas, como é o caso deste projeto, que é muito bem-vindo. Estamos aqui para somar forças, para potencializar ainda mais iniciativas como essa, que de fato beneficiam o Estado da Paraíba através da sustentabilidade”, disse. 

O superintendente da Sudema também destacou a importância da atuação conjunta entre órgãos e instituições em prol do meio ambiente. “A parceria com o Ministério Público é fundamental. Além disso, é muito importante usar datas simbólicas para que possamos fazer a educação ambiental”, acrescentou. 

 

Exposições e apresentações culturais

Durante o evento, o Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba fez uma exposição de animais taxidermizados que foram vítimas de crimes ambientais (tráfico, caça ilegal) e de ações humanas (como atropelamento, por exemplo). De acordo com a 2ª tenente e médica veterinária, Telma, a ideia é sensibilizar as pessoas sobre o problema para evitar que mais animais sejam vítimas desse tipo de crime e ação.

A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) também fez uma exposição sobre consumo inteligente, uso racional de água, reciclagem de lixo e preservação da vegetação nativa. Também foi realizada uma exposição de meliponicultura (criação de abelhas). 

O evento contou ainda com apresentações culturais de crianças e adolescentes do grupo “Tambores do Tempo”, da ONG “Olho do Tempo”, que atua na Bacia do Gramame; com a apresentação do Toré (dança indígena) do grupo de crianças e adolescentes Koã Potiguara e do Baticumlata, um grupo artístico integrado por adultos da Emlur que trabalham com reciclagem.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */