MPPB participa de ação do TJ que reforça o compromisso com a defesa do meio ambiente
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) participou, na manhã desta sexta-feira (19/09), da ação institucional do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB) intitulada “Raízes da Justiça”, consistente no plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga, para demonstrar o compromisso do Judiciário paraibano com a causa ambiental e marcar as comemorações do ‘Dia da Árvore’ (21/09). A instituição ministerial foi representada pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans. Também prestigiaram o evento o 1º subprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes; o procurador de Justiça Francisco Glauberto Bezerra, e o diretor do MP-Procon, o promotor de Justiça Francisco Bergson Formiga.
A ação idealizada pelo Núcleo de Gestão Socioambiental do TJPB aconteceu em 60 localidades espalhadas pelo Estado, com o objetivo de conscientizar sobre o desmatamento, sobre a necessidade de ações sustentáveis e a importância do reflorestamento e da preservação ambiental. Na Capital, foram plantadas uma muda de Ipê e uma muda de Pau de Ferro, na Praça João Pessoa, no Centro da cidade. As espécies foram indicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam-JP) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep), uma vez que a praça é tombada pelo Patrimônio Histórico. Os demais plantios aconteceram nos fóruns das comarcas.
Homenagens
Conforme explicou o presidente do TJPB, o desembargador Frederico Coutinho, cada muda plantada recebeu o nome do servidor mais antigo do TJPB e em atividade. “A importância dessa ação é vida. Vida representada através de árvores. Árvores que, acima de tudo, são o nosso oxigênio. Então, o Tribunal de Justiça hoje, através do ‘Raízes da Justiça’, está investindo na vida, investindo em plantios de árvores. Com muita alegria e felicidade, o Tribunal de Justiça abraça a causa do meio ambiente e vamos cada vez mais avançar. O plantio realizado hoje representa para nós, acima de tudo, uma homenagem aos servidores mais antigos em atividade nas comarcas”, disse.
O PGJ destacou o apoio do MPPB à iniciativa, reiterou o compromisso constitucional do Ministério Público com a proteção e defesa do meio ambiente e lembrou do projeto “Amigos da Natureza”, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional em matéria do meio ambiente e que fomentou, inclusive por meio da criação de leis municipais, políticas públicas de replantio de espécies nativas em todo o Estado. “Importante essa ação do Tribunal de Justiça em comemoração ao ‘Dia da Árvore’. O Ministério Público tem a vocação e o dever de cuidar do meio ambiente. Especificamente neste tema, nós temos o projeto ‘Amigos da Natureza’, que já tem um trabalho realizado e um legado em todo o Estado, com ações em vários municípios, inclusive com a aprovação de leis municipais que determinam o plantio de árvores, um trabalho que já vem sendo realizado há muito tempo e que nós pretendemos nos unir ao TJ agora para ampliar essas ações”, disse.
Além do MPPB e de membros e servidores do TJPB, também prestigiaram a ação representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba.