Acessibilidade  |      

“Cultivo limpo”: Projeto estratégico capacita 242 agricultores de 47 municípios paraibanos

“Cultivo limpo”: Projeto estratégico capacita 242 agricultores de 47 municípios paraibanos

Mais de 240 agricultores de 47 municípios paraibanos foram capacitados, no último ano, pelo projeto estratégico “Cultivo Limpo”, executado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com universidades, entidades e órgãos governamentais. 

A iniciativa teve início em junho de 2024 pela promotora de Justiça Danielle Lucena, quando esteve à frente do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do Meio Ambiente e do Consumidor. “O objetivo era promover a educação ambiental e a conscientização de trabalhadores rurais sobre os malefícios do uso abusivo dos agrotóxicos e a importância dos equipamentos de proteção individual (EPI), da logística reversa das embalagens desses produtos e das ações de fiscalização dos órgãos ambientais”, explicou. 

O projeto estratégico foi estruturado e executado, entre os meses de outubro do ano passado e agosto deste ano, com o apoio do Ibama, do Centro de Tecnologia Sucroalcooleira da Universidade Federal da Paraíba, UFCG - Campus Pombal; da Associação dos Revendedores Agropecuários do Nordeste (Arpan); da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan); da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Também participaram secretarias municipais de Agricultura, sindicatos de agricultores e promotores de Justiça com atribuição no meio ambiente e consumidor. 

Foram ministradas palestras sobre os cuidados com a saúde e uso dos agrotóxicos; o uso de agrotóxico e fiscalização do Ibama; insumos biológicos; identificação e informativos das embalagens de agrotóxicos e embalagens de agrotóxicos e logística reversa. Ao todo, foram beneficiadas 478 pessoas com o projeto, sendo 242 delas, agricultores.

A promotora de Justiça Danielle Lucena avaliou o impacto do projeto estratégico. "O ‘Cultivo Limpo’ demonstrou que é possível conciliar produtividade agrícola com responsabilidade socioambiental. Conseguimos levar informação e orientação técnica a centenas de trabalhadores, fortalecendo uma cultura de respeito à saúde humana e ao meio ambiente. O retorno das comunidades rurais foi muito positivo e mostra que, com capacitação e parceria, podemos transformar práticas nocivas em ações sustentáveis", disse.

Confira os municípios alcançados:
Alhandra
Pitimbu
Conde
Caaporã
Sapé 
Mari 
Cruz do Espírito Santo
Sobrado 
Riachão do Poço
Itabaiana 
Salgado de São Félix
Juripiranga
São José dos Ramos 
Pilar
Jacaraú 
Logradouro
Caiçara
Pedro Régis 
Lagoa de Dentro
Araçagi 
Cuité de Mamanguape
Itapororoca
Pirpirituba
Alagoa Grande 
Alagoinha
Mulungu 
Serra Redonda
Areia 
Esperança
Remígio 
Arara
Alagoa Nova
Bananeiras
Solânea
Serraria 
Borborema
Cuité 
Nova Floresta  
Picuí
Pombal 
Sousa
Aparecida
Marisópolis
Vieirópolis 
Nazarezinho 
São Domingos
Cruz do Espírito Santo

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb