A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, promotora de Justiça Cláudia Cabral, realizou na semana passada, uma imersão para conhecer o projeto “Terra Protegida", desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia.
O projeto, coordenado pelo promotor de Justiça do MPBA, Augusto Matos, é uma iniciativa estratégica que utiliza ferramentas de geotecnologia, análise de dados, inteligência artificial e monitoramento remoto para prevenir e combater o desmatamento ilegal, fortalecer a fiscalização e garantir maior transparência na gestão ambiental.
“É um projeto inovador de grande valia no enfrentamento à crise climática e que alia a governança ambiental, a geotecnologia, a automação e a inteligência artificial, permitindo dessa forma a recomposição da cobertura vegetal dos biomas degradados, bem como a compensação pelos danos ambientais causados pelo desmatamento. Volto com a intenção de replicar tão importante ação no estado da Paraíba”, destacou a promotora Cláudia Cabral.
Terra protegida
O projeto do MP baiano utiliza a geotecnologias para cruzar alertas de desmatamento com bases oficiais. Conforme informações do MPBA, a condução foi estruturada a partir do cruzamento de alertas oficiais de desmatamento (MapBiomas, INPE, INEMA) com análises espaciais e padronização de documentos, garantindo processos claros, comparáveis e auditáveis.
Após são realizadas audiências extrajudiciais focadas em compensação in natura e indenizações pecuniárias, por meio de termos de ajustamento de conduta. Posteriormente, são monitoradas métricas e alimentados painéis de transparência para replicação em todo o estado.
Na semana passada, o esforço concentrado do projeto ‘Terra Protegida’ foi levado pelo MPBA ao oeste da Bahia. A instituição firmou 67 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com proprietários rurais das regiões de Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa, que resultaram em mais de R$ 4,8 milhões a título de indenização e 5.141 hectares em áreas compensadas, o que equivale a mais de sete mil campos de futebol.
Com Ascom/MPBA
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB