Acessibilidade  |      

Atuação do MP garante educação ambiental para além transversalidade em Santa Rita 

Atuação do MP garante educação ambiental para além transversalidade em Santa Rita 

Conselho Municipal de Educação aprovou implementação da disciplina de meio ambiente em creches e escolas

Alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de Santa Rita passarão a estudar, a partir de 2026, uma disciplina específica de “Meio Ambiente”. A medida atende a uma solicitação do Ministério Público da Paraíba e foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. 

A implementação da disciplina de meio ambiente era o objetivo do Procedimento Administrativo 015.2024.002000 instaurado pela 6ª promotora de Justiça de Santa Rita. Ela ressaltou que vai continuar buscando a ampliação da disciplina para todas as séries do ensino fundamental. 

A resolução do Conselho Municipal de Educação estabelece que a  disciplina terá caráter formativo, interdisciplinar e contínuo, com conteúdos voltados à compreensão do meio ambiente natural, social e cultural, incentivando práticas sustentáveis e atitudes responsáveis.

“As escolas municipais já trabalham as questões ambientais em forma de eixos transversais, todavia, a inserção da disciplina como matéria específica na grade curricular dos alunos vem em boa hora, na medida que o estudo concentrado da educação ambiental dará conhecimento mais amplo e empoderamento aos alunos, despertando a consciência e responsabilidade coletiva para a defesa do meio ambiente”, explicou a promotora.

A medida, que visa fortalecer a consciência ambiental e a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade. A inclusão da disciplina atende à crescente demanda por uma abordagem sistemática e contínua dos temas ambientais no currículo escolar, alinhando-se às diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), à Política Nacional de Educação Ambiental e às Diretrizes Curriculares Nacionais.

De acordo com a resolução, na Educação Infantil, os conteúdos deverão ser trabalhados de forma lúdica e integrada, respeitando as especificidades das faixas etárias e os campos de experiências previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a disciplina será ofertada com carga horária mínima anual definida pela Secretaria Municipal de Educação, respeitando a organização curricular vigente e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Compete agora à Secretaria Municipal de Educação a elaboração das orientações pedagógicas, o fornecimento de material de apoio e, crucialmente, a oferta de formação continuada aos professores e demais profissionais envolvidos, garantindo a qualidade e o sucesso da nova disciplina.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb