Foi realizada nesta quinta-feira (11/12), a solenidade de culminância do projeto Asa Verde, idealizado pelo Ministério Público da Paraíba, por meio da promotora de Justiça Miriam Pereira Vasconcelos, e desenvolvido em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Santa Rita, a Prefeitura Municipal (por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente) e a Cooperativa de Material Reciclável de Marcos Moura (Cooremm).
Durante a solenidade, 60 estagiários do projeto, assim como a Cooperativa de Material Reciclável de Marcos Moura e a direção de 10 escolas municipais de Santa Rita receberam os certificados de participação na iniciativa de gestão ambiental idealizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotora de Justiça Miriam Vasconcelos, e executada em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Santa Rita e as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação da cidade. Durante um semestre, alunos dessas escolas públicas aprenderam e exercitaram conceitos de reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos sólidos, arborização e manejo de horta.
O evento teve a participação da promotora Miriam Vasconcelos, do procurador de Justiça Guilherme Lemos, que representou o procurador-geral, Leonardo Quintans; do prefeito de Santa Rita, Jackson Alvino; do vice-diretor do IFPB - Campus Santa Rita, Inakã Barreto; do secretário de Meio Ambiente de Santa Rita, Vital Madruga.
Projeto
Conforme a promotora de Justiça Miriam Vasconcelos, o projeto buscou levar saberes aos alunos da rede municipal sobre a correta separação dos resíduos sólidos e a prática da coleta seletiva, além de incluir ações de arborização. Segundo a promotora, os alunos passaram por mais de mil horas de aprendizado, resultando em mais de 600 ações práticas.
Miriam Vasconcelos ressaltou também a transformação dos participantes em ativistas ambientais, citando depoimentos de direções escolares sobre o novo nível de compromisso dos alunos com a limpeza e a preservação do ambiente escolar. "Vi muito compromisso, muito aprendizado, muito respeito, muito desprendimento e muita vontade de fazer acontecer," disse. Ela destacou ainda a importância da participação da cooperativa no processo.
A promotora Miriam Vasconcelos relatou que o projeto busca a dignidade e a justiça ambiental, pois incentiva práticas mais sustentáveis, como a reciclagem, a reutilização e o reaproveitamento dos resíduos sólidos. “O engajamento da comunidade estudantil e do Poder Público em ações de educação ambiental contribuem para uma cidade mais limpa e consciente, até porque, com essas ações, os aterros ficam mais limpos, há redução da poluição, com a consequente preservação dos recursos naturais”, afirma a promotora.
O vice-diretor Inakã Barreto explicou que o IFPB entrou com a parte técnica, capacitando 60 estudantes do curso de Gestão Ambiental para atuarem como estagiários nas escolas. "Esses 60 estagiários, todos remunerados pela Prefeitura, através de bolsa de estágio, atuaram nas escolas do município, em 10 escolas do município de Santa Rita, levando ações, atividades de educação ambiental e também de arborização," afirmou o vice-diretor. As atividades incluíram campanhas, gincanas, palestras, oficinas e caminhadas ecológicas, o que, segundo o IFPB, pode ser a maior mobilização de educação ambiental da região.
O secretário do Meio Ambiente de Santa Rita detalhou que o projeto contou com subsídios financeiros do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que permitiu o custeio das 60 bolsas de estágio. "Esses alunos [do IFPB] começaram a prestar seus trabalhos de extensão acadêmica nas escolas municipais e com isso nós conseguimos implementar ações voltadas para coleta seletiva e também para a arborização, melhorando a qualidade ambiental de 10 localidades no entorno das 10 escolas participantes," explicou o secretário.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB