Acessibilidade  |      

Promotoria do Cidadão de Campina Grande se reúne com representantes dos Caps

O promotor de Justiça Ricardo José de Medeiros e Silva, de Defesa dos Direitos do Cidadão de Campina Grande, a exemplo do que fez na semana passada com representantes da Secretaria de Assistência Social e Centros de Referências Sociais (Creas e Cras), se reuniu desta vez com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município, para fomentar parcerias entre o Ministério Público da Paraíba visando à dinamização e otimização das ações dessas instituições.

 

As discussões abrangeram vários temas, desde as atribuições do Ministério Público às dificuldades estruturais enfrentadas por esses órgãos sociais no que se refere ao atendimento na área de saúde mental e nas residências terapêuticas em funcionamento na cidade.

 

O promotor do Cidadão destacou para os agentes sociais campinenses ser de suma importância o atendimento, por parte dos órgãos dos quais eles fazem parte, das requisições pelo MPPB no que se refere às questões relacionadas à cidadania. Esse trabalho, para que os resultados finais resultem, efetivamente, em ações concretas, deve comunicado à instituição ministerial em forma de relatório.

 

De acordo com o representante do MPPB, a missão da Promotoria do Cidadão e desses órgãos sociais é, sem dúvida, muito complexa, devido ao campo de visão a ser vislumbrado. Contudo, Ricardo de Medeiros observou que os cuidados, principalmente no âmbito do acompanhamento e fiscalização, com os programas de políticas públicas destinados às áreas da pessoa idosa, deficientes físicos e aos portadores de transtornos mentais devem ser redobrados.

 

Depois da ampla interação entre os representantes do MPPB e os agentes sociais, a coordenadora da Saúde Mental do município, Maria Elizabeth, garantiu que em 30 dias encaminhará à Promotoria da Saúde, um mapa atualizado com a identificação de todos os Caps, a descrição de sua equipes técnicas e dos serviços oferecidos à comunidade.

 

Ao final da reunião, o promotor Ricardo de Medeiros enalteceu o comprometimento dos agentes sociais diante da problemática que envolve a cidadania. No seu entendimento, não há dúvida de que encontro como esse que aconteceu na sede do MPPB em Campina Grande em muito contribuirá para o bem estar da população.

 

Participaram da reunião a psicóloga Rosângela Ferreira Leite e e assistente social Márcia Sandra Caiana, do Núcleo Psicossocial do MPPB; a assessora jurídica Bruniele da Silva Souza e os servidores cartoriais Francialdo Batista Vieira, Lucélia Leite Muniz e Monique Sukeyosi.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb