Acessibilidade  |      

MP e UFPB farão pesquisa sobre qualidade de vida dos idosos

O Ministério Público do Estado da Paraíba, por meio do Centro de Apoio Operacional aos Promotores de Justiça da Cidadania e Direitos Fundamentais, firmou uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Grupo de Pesquisas em Avaliação e Medidas Psicológicas (GPAMP) do Departamento de Psicologia, para a realização de uma avaliação dos idosos institucionalizados.

 

De acordo com o procurador de Justiça Valberto Lira, coordenador do Caop da Cidadania e Direitos Fundamentais, a pesquisa intitulada de “Avaliação psicológica de idosos institucionalizados: qualidade de vida e incidência de transtornos afetivos e quadros demenciais” tem como objetivo geral avaliar a saúde mental dos idosos institucionalizados e idosos que frequentam centros de convivência da grande João Pessoa (PB).

 

Ele informou que, especificamente, será avaliada a qualidade de vida, transtornos afetivos (depressão e ansiedade) e quadros demenciais. “A pesquisa já foi autorizada pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. Parte-se do princípio de que o crescente número de idosos no país, e a expectativa de que estes números aumentem ainda mais, gera a necessidade de mais estudos acerca desta população”, afirmou.

 

Valberto Lira destacou alguns aspectos importantes para um melhor entendimento sobre a vida dos idosos. “Primeiro, é considerado que indivíduo com mais de 60 anos está mais propenso à ocorrência de déficits cognitivos, gerando possíveis distúrbios e demências. Segundo, nesta etapa da vida ocorrem diversas mudanças que promovem a fragilidade e a dependência do indivíduo, afetando diretamente a sua qualidade de vida. A fragilidade na área da saúde, as mudanças no convívio social e às transformações psicológicas tornam o idoso mais suscetível à falta de autonomia, acarretando em um bem-estar prejudicado”, explicou o procurador.

 

Um terceiro aspecto, segundo o coordenador do Caop, refere-se aos transtornos afetivos mais frequentes entre a terceira idade. “A ansiedade, que pode se apresentar de duas formas, uma considerada normal e a segunda, como transtorno de ansiedade generalizada. A depressão, que pode causar desde mudanças no humor à falta de interesse, sendo também originada depois de doenças”, complementou.

 

Conforme Valberto Lira, o projeto pretende analisar estes pontos na vida dos idosos, tendo como objetivo fazer uma comparação entre idosos institucionalizados e idosos que frequentam centros de convivência. “Será realizada uma avaliação psicológica nesta amostra, através da aplicação de instrumentos de técnicas e testes psicológicos. A partir dos resultados obtidos, espera-se propor medidas de intervenção para melhorar a qualidade de vida da população idosa”, concluiu.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb