Acessibilidade  |      

Promotoria do Cidadão vistoria casa de acolhimento em Campina Grande

A Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de Campina Grande realizou, nesta quinta-feira, 20, a primeira de uma série de inspeções programadas para as instituições de acolhimento existentes na cidade. O trabalho é coordenado pelo promotor de Justiça Ricardo José de Medeiros e Silva, que conta com a colaboração de uma equipe do Núcleo Psicossocial local do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A vistoria foi iniciada pela instituição beneficente denominada de ´Lar de Maria´, localizada na rua Vila Nova da Rinha, centro da cidade, criada no ano de 1948 para abrigar crianças carentes. Contudo, esses usuários acabavam sendo abandonados pelo próprios pais. Como resultado, oito idosos atualmente vivem nesse estabelecimento, onde foram deixados ainda pequenos.

Sem receber ajuda financeira do poder público, a casa ´Lar de Maria´ vem sendo mantida apenas com a contribuição da sociedade campinense e dos benefícios previdenciários de quatro dos oito usuários e dos rendimento do trabalho de um deles, o único com autonomia física e mental para desenvolver atividades.

Após serem informados sobre as condições de funcionamento e de inspecionarem as instalações do ´Lar da Maria´, o promotor Ricardo José de Medeiros, as assistentes sociais Márcia Caiena de Freitas e Joseilma Barbosa da Silva e a psicóloga Rosângela Ferreira Leite concluíram que os oitos usuários vivem em um ambiente relativamente saudável. Contudo, destacaram que alguns pontos devem ser melhorados, razões pelas quais da equipe já estar avaliando que recomendação e orientação serão repassadas à coordenadora daquele estabelecimento, Elcijoyce Soares dos Santos.

 

Evento

 

Em meio à programação de vistorias iniciadas nesta quinta-feira, a Promotoria dos Direitos do Cidadão irá promover, no dia 15 do próximo mês de abril, um ciclo de palestras cujo público alvo serão os agentes que, direto ou indiretamente, estão envolvidos com os atendimentos multidisciplinares às pessoas idosos ou portadoras de agravo mental realizados pela rede social pública e privada de Campina Grande.

Além do promotor Ricardo José de Medeiros, o ciclo vai contar com as palestras do geriatra João Borges; da enfermeira/psicóloga Mércia Gaudêncio; da nutricionista Viviane de Oliveira Barros; e do psiquiatra Edmundo Gaudêncio. Todos vão expor, dentro de suas respectivas áreas profissionais, como os agentes devem proceder visando a oferecer uma qualidade de vida mais saudável às pessoas que atualmente ocupam as casas de acolhimento de Campina Grande. Técnicos do Corpo de Bombeiros também irão participar do evento como palestrantes.

O ciclo de palestra acontecerá no auditório do Ministério Público estadual em Campina Grande, no Complexo Judiciário do bairro da Liberdade, das 8h30m às 17h30m, com intervalo para o almoço.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */