Promotoria do Cidadão de CG promove ciclo de palestras nesta terça-feira
A Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão promove nesta terça-feira, 15, no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB) em Campina Grande, um ciclo de palestras cujo tema é "Acolher com dignidade", que versará sobre o atendimento multidisciplinar às pessoas idosas ou portadoras de agravo mental por parte da rede assistencial particular e pública do município. O encontro acontecerá das 8h30m às 12 horas e das 14h30m às 17h30m.
A abertura do evento será feita pelo promotor Ricardo José de Medeiros e Silva, dos Direitos do Cidadão de Campina Grande, e pelo procurador Valberto Cosme de Lira, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania e dos Direitos Fundamentais do MPPB.
O ciclo de palestra propriamente dito terá início às nove horas com o tema “Viva bem a idade que você tem”, a ser proferido pelo médico geriatra João Borges Virgulino da Silva, pós-graduado pelo Instituto de Geriatria da PUC de Porto Alegre-RS.
Às 10 horas, o tema será “Envelhecimento e saúde mental: reflexões a cerca de demandas, inovações, intervenções e desafios para o município de Campina Grande”, a ser conduzido pela graduada em Enfermagem e Psicologia, Mércia Maria de Paiva Gaudêncio. Ela também é mestre em Saúde Coletiva.
A partir das 14h30 o assunto em pauta será a “Cartografia da velhice: apontamentos sobre a poética do envelhecer”, cujo palestrante será o médico, professor e mestre em Sociologia, Edmundo Gaudêncio. Às 15h30m, o tema da palestra será “Alimentação e qualidade de vida”, proferida pela nutricionista Viviane de Oliveira Barros, doutora em Saúde Materno Infantil.
O ciclo de palestras será encerrado pelo tenente Rogério de Souza Tavares, do Corpo de Bombeiros, que discorrerá sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes e ações em situações emergenciais.
Foram convidados a participar do evento representantes de todos os setores que, direto e/ou indiretamente, são voltados aos interesses das pessoas idosas e portadoras de agravo mental em Campina Grande, a exemplo da Secretarias de Bem Estar social e da Saúde, Creas e Cras, centros da convivência, inclusive os de Lagoa Seca, Boa Vista e Massaranduba e residências terapêuticas, além dos secretários de Assistência Social desses municípios.
Também foram convidados representantes da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Campina Grande, de hospitais, clínica psiquiátrica, Samu e do Sitrans, sindicato que agrega os empresários do sistema dos transportes públicos coletivos, que tem como gerente administrativo o professor José de Anchieta Bernardino Gomes Filho.