Acessibilidade  |      

Instituições participam de ciclo de palestras promovido pelo MP em Campina

As instituições públicas e privadas que fazem parte da rede assistencial responsável pelos cuidados das pessoas idosas e portadoras de agravo mental de Campina Grande participaram , nessa terça-feira, 15, do ciclo de palestras promovido pela Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão, que aconteceu no auditório do Ministério Público no município.

Com o tema “Acolher com dignidade”, os palestrantes versaram sobre o atendimento multidisciplinar por diversos eixos, a exemplo dos cuidados médicos, com a alimentação, o lado psíquico e até com a segurança dentro e fora de casa das pessoas idosas ou portadoras de agravo mental.

A abertura do evento foi feita pelo promotor Ricardo José de Medeiros e Silva, dos Direitos do Cidadão de Campina Grande, com o apoio do procurador Valberto Cosme de Lira, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania e dos Direitos Fundamentais do MPPB.

Atuaram como palestrantes o medico geriatra João Borges Virgolino da Silva, que abordou o tema “Viva bem a idade que você tem”. Em seguida, foi a vez graduada em Enfermagem e Psicologia, Mércia Maria de Paiva Gaudêncio, que falou sobre o “Envelhecimento e saúde mental: reflexões a cerca de demandas, inovações, intervenções e desafios para o município de Campina Grande”.

Na parte da tarde o encontro foi iniciado com a palestra sobre a “Cartografia da velhice: apontamentos sobre a poética do envelhecer”, cujo palestrante foi o médico, professor e mestre em Sociologia Edmundo Gaudêncio. Em seguida, o assunto foi a “Alimentação e qualidade de vida”, a cargo da nutricionista Viviane de Oliveira Barros, doutora em Saúde Materno Infantil.

O ciclo de palestras foi encerrado pelos sargento Praxedes e o soldado Itamar, do Corpo de Bombeiros, que deram instruções aos participantes do evento sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes e ações em situações emergenciais.

Participaram do ciclo de palestras representantes de todos os setores voltados aos interesses das pessoas idosas e portadoras de agravo mental em Campina Grande, a exemplo da Secretarias de Bem Estar social e da Saúde, Creas e Cras, centros da convivência, inclusive os de Lagoa Seca, Boa Vista e Massaranduba e residências terapêuticas, além de integrantes da Secretaria de Assistência Social desses municípios.

Também estiveram presentes representantes da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Campina Grande, de hospitais, clínica psiquiátrica, Samu e do Sitrans, sindicato que agrega os empresários do sistema dos transportes públicos coletivos, que tem como gerente administrativo o professor José de Anchieta Bernardino Gomes Filho. Essa entidade patronal sorteou com as entidades representantes uma cadeira de cordas. A ganhadora foi a coordenação das residências terapêuticas.

Ao final do ciclo de palestras, o promotor Ricardo José de Medeiros e Silva declarou que o evento fora dos mais proveitosos, principalmente porque as entidades envolvidas com a questão dos idosos atenderam ao chamamento do Ministério Público. “O que aconteceu aqui foi, na essência da palavra, um verdadeiro exercício da cidadania”, pontuou, prometendo que outros eventos desse porte serão realizados pela Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de Campina Grande.

O procurador-geral de Justiça Bertrand de Araújo Asfora prestigiou o evento e assinalou, na sua fala, que, pelo empenho do promotor Ricardo José de Medeiros e pela participação maciça dos representantes das instituições que fazem parte da rede assistencial, ficou evidente que Campina Grande deseja, cada vez mais, acolher bem os seus idosos.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */