O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania e dos Direitos Fundamentais realizou nesta terça (27) e quarta-feira (28) uma oficina para Conselheiros Municipais da Pessoa Idosa na Comarca de Mamanguape. O evento foi presidido pela Promotora de Justiça da Comarca, Juliana Salmito.
A capacitação é destinada a Conselheiros Municipais da Pessoa Idosa, profissionais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social – Cras; no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas; e para os gestores municipais da Assistência Social dos municípios de Mamanguape, Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Mataraca. A oficina faz parte do Planejamento Estratégico onde trata da Rede de Proteção às Pessoas Idosas com implantação e funcionamento pleno dos Conselhos Municipais de Idosos.
Na terça-feira (28) , o gestor do Projeto, o Procurador de Justiça e coordenador do Caop de Cidadania e Direitos Fundamentais, Valberto Cosme de Lira proferiu palestra da legislação sobre o idoso (Constituição de 1988, Lei da Política Nacional e Estatuto do Idoso). Logo após, a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, a assistente social Rosângela Assunção falou sobre a legislação da Assistência Social (Sistema Único da Assistência Social-SUAS, Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS e Política Nacional da Assistência Social-PNAS.)
Em seguida houve a formação de uma mesa redonda com participação da Assistente Social do Cras em Mamanguape, Elk Nogueira que falou sobre “Ação Preventiva na prática assistencial”, e a representante do Creas de Mamanguape e presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mamanguape, Socorro Viana finalizou os trabalhos da manhã, abordando o tema “ Violência constatada: sugestões para a intervenção profissional e os casos de maior incidência”. À tarde os trabalhos foram reiniciados com a realização de mesa redonda com foco no tema “ o papel e a atuação dos conselhos municipais e dos conselheiros”. Após a mesa redonda, os participantes preencheram um formulário sobre o diagnóstico dos conselhos municipais do idoso, em cada um dos municípios.
Já nesta quarta-feira (28) a representante do Tribunal de Contas do Estado, Maria Zaira Chagas falou sobre os instrumentos de planejamento do setor público e sua execução seguindo-se de debates com todos os expositores. O evento contou ainda com as presenças da Secretária Municipal do Trabalho e da Ação Social de Mamanguape, Fátima Lélis; da vereadora de Mamanguape Cláudia Cristina e da representante da Sociedade Civil Organizada Verônica Correia.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB