Acessibilidade  |      

Promotoria do Cidadão de Patos ingressa com ação para garantir acessibilidade em prédios públicos

A Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de Patos ajuizou uma ação civil pública contra o Município de Patos e a Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans) para garantir a acessibilidade em prédios públicos e coletivos do município.

 

Segundo o promotor de Justiça Túlio Fernandes, um inquérito civil público instaurado pela Promotoria constatou que prédios públicos careciam de estrutura e restringiam o acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A Promotoria expediu recomendações e notificações para que os prédios fossem adequados às normas técnicas de acessibilidade. Em resposta, o Município de Patos promoveu algumas adequações em parte dos edifícios, mas a Promotoria constatou pendências estruturais nas sedes da Prefeitura de Patos, da Vigilância Sanitária, Secretaria de Administração, Centro Administrativo e STTrans.

“Percebe-se a inexistência de pelo menos um acesso ao interior do prédio com comunicação a todas as suas dependências e serviço pela pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida sem que se encontre uma barreira ou obstáculo que impeça ou dificulte a sua acessibilidade plena. O piso não favorece ao deficiente visual, já que não foi instalado de forma a direcioná-lo ao setores de atendimento e a alertá-lo contra os obstáculos dentro do prédio e também na calçada de entrada”, diz o promotor na ação.

O promotor destaca na ação que o Decreto 5.296/2004 prevê a eliminação de todas as barreiras existentes nas vias públicas e nas edificações de uso público, determinando ainda que no seu planejamento, construção ou reforma devem ser observadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quanto à acessibilidade.

A ação requer a adequação dos prédios de uso público ou coletivo sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb