Acessibilidade  |      

Ação requer que bancos façam comprovação de vida de idosos, em Patos

A Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de Patos ingressou com uma ação civil pública para o obrigar o Banco do Brasil e o Bradesco a fazerem a comprovação de vida de idosos que não podem se dirigir até a agência bancária através da visita de um representante ou agente local. A comprovação de vida e renovação de senha de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ser feitas anualmente, de acordo com a Resolução 141/2011 do instituto.

 

Segundo o promotor de Justiça, Túlio Cesar Fernandes, a Promotoria recebeu reclamações de procuradores de idosos do município de Patos que não conseguiram atendimento nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco de Patos, mesmo tendo apresentado procuração e atestado médico que informava a impossibilidade de os idosos se locomoverem.

A Promotoria expediu recomendação à instituições bancárias e ao Conselho Municipal do Idoso para o atendimento e comprovação de vida dos idosos por meio dos procuradores, mesmo assim os atendimentos não ocorreram, em violação aos direitos dos idosos e com risco de cessação do benefício previdenciário.

A ação requer aplicação de multa diária no valor de R$ 1 mil caso haja descumprimento da decisão judicial.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb