Na manhã desta segunda-feira (21), a promotora de Justiça do Cidadão de João Pessoa, Sônia Maria Maia se dirigiu ao Trauminha para fazer uma inspeção da situação de um paciente idoso.
De acordo com a promotora, uma denúncia de familiares do paciente João Rodrigues, de 62 anos, informava que ele estava interno há 18 dias, com fratura no fêmur, e a família não tinha tido nenhum contato com os médicos para saber quando seria realizado o procedimento cirúrgico.
Diante dessa denúncia, a promotora fez uma recomendação à direção do hospital para que tomasse providências em caráter de urgência. “Existia um laudo médico indicando um procedimento cirúrgico, então entrei com uma medida protetiva oficiada ao hospital para dar cumprimento a presente recomendação com medida protetiva”.
O Ministério Público deveria ter sido informado acerca dessas providências, no prazo de cinco dias. A recomendação foi recebida no dia 14 desse mês e hoje dia 21, ninguém se pronunciou.
Diante do fato, nesta segunda, a promotora resolveu fazer uma inspeção no hospital, após receber nova denúncia da família do paciente que afirmava que o senhor João Rodrigues tinha dado entrada no CTI com quadro de infecção . “Entrei em contato com a área do idoso e vim ao hospital pessoalmente, me identifiquei, mas não me deixaram entrar, falei por telefone com a direção e ninguém apareceu. Como se tratava de uma inspeção e tenho acesso, entrei pela ala das macas, mas o período que fiquei esperando foi o tempo deles organizarem alguns pacientes que se encontrava no corredor”, disse a promotora que estará aguardando informações de um relatório para saber o que aconteceu com este paciente que com uma fratura no fêmur e se encontra no CTI, além de encaminhar oficio para a vigilância sanitária tomar as devidas providências.
Ao sair do hospital, a promotora do cidadão, Sônia Maria Maia recebeu mais denúncias de quem estava aguardando notícias de seus familiares, a exemplo do senhor Ademar da Silva que se encontra há um mês com fratura no ombro, esperando cirurgia, mas o hospital informa falta de material. Já o irmão da paciente Valquíria de Fátima disse que ela se encontra desde ontem no hospital esperando o médico assinar um laudo de uma tomografia.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB