Acessibilidade  |      

Simpósio discute prevenção à violência nos eventos de futebol

Foi aberto, na manhã desta quinta-feira (2), o “Simpósio de Prevenção da Violência nos Eventos de Futebol”, promovido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério do Esporte, em cooperação com o Ministério Público da Paraíba. O evento ocorre até esta sexta-feira (3) no Hotel Hardman, na Capital.

A abertura foi realizada pelo procurador de Justiça Valberto Lira, que representou o procurador-geral de Justiça, e pelo secretário nacional de Futebol e dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam.

Valberto Lira destacou o objetivo do evento de compartilhar informações das melhores práticas aplicadas pelos órgãos públicos na prevenção à violência no futebol e agradeceu ao Ministério do Esporte por trazer o simpósio ao Estado. Ele falou anda sobre a necessidade de criação do Juizado do Torcedor na Paraíba.

O secretário Rogério Hamam também ressaltou a importância do simpósio ao promover discussão de políticas públicas em todas as regiões do país, apontando a necessidade de tomar medidas uniformes e procedimentos padronizados para garantir a segurança nos eventos de futebol.

 

Programação

Pela manhã foram realizadas as palestras “A Segurança do Torcedor nos Estádios de Futebol”, pelo comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e “Juizado Cível e Criminal do Torcedor de Recife”, pelo juiz Aílton Alfredo de Souza.

À tarde, a partir das 14h30, o coordenador-geral de Fiscalização e Controle da SNFDT, Helvécio Eustáquio de Araújo, vai apresentar o “Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol.” Logo após, haverá um debate sobre “A Responsabilidade do Estado nos Eventos de Futebol.”

Na sexta-feira, serão realizados dois debates: pela manhã, a partir das 10h, sobre “Mudanças Necessárias no Estatuto do Torcedor”; e à tarde, a partir das 14h30, sobre “Torcedor Infrator - Medidas Punitivas ou Socioeducativas?”.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb