Acessibilidade  |      

Município de Mari entrega diagnóstico sobre saúde dos idosos

O município de Mari, por meio da coordenação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) entregou, na última sexta-feira (02), diagnóstico sobre a saúde dos idosos que atualmente se encontram institucionalizados na Associação Voluntária dos Idosos de Mari (Avim).

O 2º subprocurador-geral do Ministério Público do Estado, Valberto Lira, informou que a Avim é coordenada por Carla Geane e abriga atualmente oito idosos, sendo seis homens e duas mulheres. “Esses são os dados colhidos pelo Comitê Permanente de Monitoramento e Fiscalização das instituições de Longa Permanência para Idosos – Ilpis e estamos realizando levantamentos também de situações de casas que abrigam idosos sem qualquer estrutura”, disse.

O diagnóstico faz parte do movimento nacional que instituiu a “Semana de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada”, a qual o MPPB aderiu recentemente. Essa mobilização foi sugerida pela Comissão Permanente de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosa, vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-gerais (CNPG), da qual é integrante.

 

Instituições

No Estado, existem atualmente 34 instituições de longa permanência para idosos (Ilpis), sendo uma em Alagoa Grande; duas em Bayeux; uma em Belém; duas em Cabedelo; duas em Cajazeiras; uma em Campina Grande; uma em Cuité; uma em Guarabira; cinco em João Pessoa ;uma em Lagoa Seca; uma em Mari; uma em Monteiro; duas em Patos ; uma em Pombal; uma em Remígio; uma em Santa Luzia; duas em Santa Rita; uma em São João do Rio do Peixe uma em São José de Piranhas; uma em Serra Branca; uma em Solânea; duas em Sousa; uma em Sumé e uma em Uiraúna.

Todas essas instituições são fiscalizadas e acompanhadas pelo Ministério Público. Na última quinta-feira, o MPPB renovou o convênio com 14 órgãos governamentais e não-governamentais para fiscalizar Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), centros de convivência, hospital-dia, centro-dia, casa-lar, casas de repouso, clínicas geriátricas e outras instituições destinadas a atendimento das pessoas idosas, privadas ou públicas.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */