Acessibilidade  |      

Ministério Público acompanha e fiscaliza operação de combate ao mosquito Aedes em Conceição

O crescente número de casos notificados (suspeitos e confirmados) de pessoas com dengue, chicungunha e zhyca, além da constatação de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti – causador dessas doenças – no município de Conceição, na Região do Alto Sertão paraibano, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou uma reunião com representantes da prefeitura local e acompanhou e fiscalizou uma operação de dedetização (fumacê) promovida por agentes de endemia nessa terça-feira (19).

De acordo com dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, estão confirmados até o momento, em Conceição, mais de 200 casos de doenças causadas pelo mosquito transmissor. Na cidade também já há registro de um caso de microcefalia. A reunião dessa terça-feira contou com a participação de representantes das prefeituras de Conceição, Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira. Nesses três últimos municípios, a situação está controlada.

A operação foi acompanhada pelo promotor de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa e ocorreu no Bairro de Nossa Senhora de Fátima, local de maior incidência do mosquito e dos casos registrados das doenças. O chamado fumacê está sendo feito por meio de bombas costais, utilizadas pelos agentes de endemias.

Conforme a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Conceição, de dezembro de 2015 a março de 2016, foram registrados 13.958 atendimentos no hospital e maternidade da cidade. Somente nos quatro primeiros dias deste mês de abril, essa unidade hospitalar já registrava 678 atendimentos, o que chamou a atenção das autoridades.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */