MP participa de formação sobre enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes
O procurador de Justiça e coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba, Valberto Lira, participou na última quarta-feira (13) da abertura da I Formação Regional Sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes na Paraíba.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (CETDP/PB), e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (NETDP/PB).
Valberto Lira falou do papel do Ministério Público no CETDP/PB. “O MP integra o comitê como forma de, na medida do possível, dar seu contributo. É extremamente interessante e útil a existência do comitê porque nós contribuímos para uma conscientização. Sabemos que não vamos resolver esses problemas, mas todas as vezes que nós evitarmos o tráfico de uma criança ou de um adolescente estaremos contribuindo para uma segurança maior da família. É muito importante trabalharmos para evitar o tráfico como também para localizar as pessoas. O Ministério Público está irmanado nesta luta”, afirmou.
A formação teve a participação de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal; o Ministério Público Federal do Estado; Defensoria Pública da União da Paraíba; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça da Paraíba, Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A secretária executiva de Juventude do Estado, Priscilla Gomes, que na ocasião representou o governador Ricardo Coutinho, destacou que a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer compõe o CETDP/PB e, juntamente com os órgãos da gestão estadual e as prefeituras municipais do estado, tenta dar continuidade às políticas públicas da criança e do adolescente por meio do Estatuto da Juventude.
Com informações da Secom/PB.