Acessibilidade  |      

MP discute criação do Fórum Paraibano pela Preservação da Vida no Trânsito

O Ministério Público da Paraíba está propondo a criação do Fórum Paraibano pela Preservação da Vida no Trânsito. Como parte do processo de instituição desse fórum, foi realizada nesta quinta-feira (26), uma reunião entre o coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, procurador de Justiça Valberto Lira, e representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) para discutir uma parceria interinstitucional.

A reunião ocorreu na sede do Detran e contou com a participação do superintendente do Detran, AgamenoVieira; o diretor de Operações, Orlando Soares; José Francisco de Souza; o corregedor do Detran, Valberto Lira Filho; e a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), Abimadabe Vieira.

O procurador Valberto Lira explicou que o objetivo do fórum as questões relacionadas à preservação da vida e a integridade física no trânsito, com atuação constante dos órgãos públicos, com relação a defesa da cidadania, a segurança de veículos e pedestres nas vias da capital paraibana.

Na reunião, foram discutidos problemas como as altas taxas de acidentes no trânsito da Paraíba e a necessidade de medidas de prevenção, campanhas de educação no trânsito, que já estão sendo elaboradas e algumas já estão em execução. “O Fórum vem para contribuir com o debate e a participação junto a sociedade para redução dos índices de acidentes de trânsito no Estado, disse o procurador.

Valberto Lira informou ainda que, além do Detran, o MP vai buscar parceria com outros órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e da Educação e órgãos gestores do trânsito municipais.

 

Metas do fórum

-Fomentar o debate na mídia, de modo a despertar a motivação inicial da sociedade, para discussão dos problemas do trânsito;

-Promover debates regionalizados, a nível de seminários e palestras, visando disseminar o esclarecimento e a motivação na sociedade, sobre a importância da conscientização coletiva e do próprio cidadão para com os problemas do trânsito;

-Construir, em pareceria com o poder público, um amplo Banco de Dados sobre os acidentes de trânsito, através do qual se integre os diferentes níveis institucionais envolvidos;

-Exigir dos órgãos gestores do trânsito desenvolvimento de ações voltadas à educação.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */