Comitê realiza audiência pública para discutir construção de instituição para idosos em São Bento
O Comitê Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos, coordenado pelo Ministério Público da Paraíba, realizou, na última quinta-feira (22/02), uma audiência pública na cidade de São Bento. O objetivo foi discutir com a população a criação, instalação e funcionamento de uma Ilpi, naquela cidade sertaneja.
A audiência pública foi presidida pelo promotor de Justiça da comarca, Osvaldo Lopes Barbosa, e teve participação do coordenador do comitê, o procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, e demais integrantes do órgão, além de representantes de vários segmentos da sociedade civil. Também participaram da audiência, a secretária da Assistência Social do Município, Valeska Dantas, e outros representantes da administração, além de representantes da Câmara Municipal.
Antes da audiência, os integrantes do comitê (representantes dos conselhos regionais de Engenharia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Medicina, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Estadual da Assistência Social) visitaram o imóvel destinado à instalação da Ilpi, pelo Crea. Durante a reunião, foram esclarecidos pelos integrantes do comitê os vários itens necessários, em cada uma das áreas de suas especialidades, para a instalação da instituição.
Segundo o procurador Valberto Lira, a participação do comitê na audiência dá a segurança de que, desde a sua construção física, a instituição em São Bento está disposta a obedecer às normas que regulamentam o funcionamento das instituições de longa permanência para idosos, o Estatuto do Idoso, a Resolução da Anvisa e as resoluções do Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
Uma das atribuições do Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos é acompanhar as instituições existentes, cobrando delas o oferecimento de melhores serviços às pessoas idosas que vivem nesses espaços, e também orientar a instalação dos novos espaços. Assim, recentemente, o comitê também visitou as construções de sedes próprias das Ilpis nas cidades de Mari, São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas.