MPPB participa de evento que premiou prefeituras por iniciativas pró-mulheres
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) Cidadania e Direitos Fundamentais do Ministério Público da Paraíba, a promotora de Justiça Liana Carvalho, participou da solenidade de entrega do selo social “Prefeitura Parceira das Mulheres”. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), nessa quinta-feira (12/03), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, como parte da programação do “mês da mulher”. A instalação de organismos de políticas para mulheres é o passo fundamental para que a prefeitura recebesse o selo e esse é o objetivo do “MP por Elas”, um projeto estratégico do MPPB, gerido pelo CAO.
De acordo com a promotora de Justiça foram premiadas 35 prefeituras, que se destacaram em iniciativas para a promoção dos direitos de mulheres. “O CAO Cidadania é parceiro do Estado e da Famup (Federação dos Municípios da Paraíba) na implementação de organismos de políticas para mulheres, através do projeto estratégico 'MP por Elas', o qual, em seus três ciclos proporcionou a instalação de 58 destes órgãos em municípios do Sertão e do Litoral da Paraíba. O projeto ainda tem duas microrregiões a atingir e pretende aumentar ainda mais esse número”, explicou Liana Carvalho.
A entrega do selo foi feita pela vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, acompanhada das secretárias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura e de de Desenvolvimento e Articulação Munipal (Sedam), Ana Cláudia Vital do Rego, além do presidente da Famup, George Coelho, dentre outros representantes de instituições parceiras.
Os municípios premiados foram: Alagoinha, Conde, Pombal, Sumé, Bayeux, Belém, Cabaceiras, Mamanguape, Boqueirão, Cajazeiras, Boa vista, Gurjão, Picuí, Lucena, Junco do Seridó, Queimadas, Borborema, Duas Estradas, Cabedelo, Catingueira, Cachoeira dos Índios, Cuité, Cuitegi, São Bento, Sobrado, Umbuzeiro, São José do Bomfim, Gurinhém, Cubati, São José dos Cordeiros, Curral de Cima, Desterro, Matinhas, São Vicente do Seridó e Serra da Raiz.