Comitê faz parceria para promover treinamento virtual sobre covid-19 a funcionários de Ilpis, na PB
O Comitê Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), coordenado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), promoveu nesta quinta-feira (2/07) uma reunião, através de videoconferência, com dirigentes de instituições que abrigam idosos na Paraíba e representantes do movimento ‘Frente Nacional de Fortalecimento das Ilpis’ para discutir medidas que devem ser intensificadas para prevenir a propagação da covid-19 nesses locais. Ficou definido que a Frente Nacional vai promover, no próximo dia 21, às 14h, um treinamento virtual gratuito sobre manejo clínico e controle da covid-19 para gestores, funcionários, técnicos da saúde e da assistência social das instituições de longa permanência para idosos.
Conforme explicou o procurador de Justiça que coordena o Comitê, Valberto Lira, há uma grande preocupação dos órgãos de proteção e defesa quanto à implementação das medidas de isolamento social, distanciamento e higiene nas Ilpis para evitar que os idosos institucionalizados sejam contaminados pelo novo coronavírus, sobretudo neste momento, em que o Estado e municípios estão iniciando o processo de reabertura gradual das atividades.
Apesar dos cuidados já adotados, a Paraíba registrou casos de idosos que foram contaminados nas instituições pelo novo coronavírus. Por integrarem o grupo de risco, esses idosos acabam desenvolvendo os quadros mais graves de covid-19 e muitos acabam morrendo, como lamentavelmente aconteceu no Estado. O comitê quer evitar que isso volte a acontecer e, por essa razão, está estreitando parcerias com a Frente Nacional de Fortalecimento para a realização dessa capacitação.
A coordenadora-geral da Frente Nacional, Karla Giacomin, disse que já realizou capacitação sobre os cuidados que devem ser adotados pelas Ilpis durante a pandemia da covid-19 e sobre o manejo de casos suspeitos e confirmados da doença nas Ilpis em Minas Gerais e que, em breve, deverá ser realizada capacitação também no estado de São Paulo. “A Paraíba foi o primeiro estado da região Nordeste com quem já fizemos essa parceria, através do convite feito pelo Comitê e pelo Ministério Público. Também entramos em contato com os estados do Ceará e da Bahia para tratar do assunto. Nossa preocupação é que não temos dados sobre a covid-19 nas Ilpis do país porque esses dados não existem. É tão grave a situação, que não sabemos como está isso nessas instituições. Nosso objetivo é colocar as Ilpis no radar dos mecanismos de proteção e defesa para obtermos essas informações e temos conseguido isso Estado a Estado”, disse.
Segundo Gilacomin, as instituições devem adotar cuidados antes, durante e após o trabalho realizado com os idosos. Também são importantes as medidas de distanciamento social, a detecção precoce dos casos de covid-19; a transparência na gestão desses casos e a orientação aos cuidadores, familiares e às pessoas que residem com idosos, bem como de toda a comunidade e do poder público, de modo geral.
O treinamento será feito pelo Google Meet, e as inscrições poderão ser solicitadas pelo sympla.com.br/frentenacional. Será oferecido certificado aos participantes.