Mês das crianças: MPPB apoia campanha que arrecada doações para indígenas e refugiados
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntamente com outras instituições, está apoiando a campanha “Juntos pela causa indígena”, realizada pela organização não-governamental Rede Povos da Terra da Paraíba. O objetivo é adquirir brinquedos, roupas e calçados para comemoração do Dia das Crianças junto a mais de 300 meninos e meninas de até 13 anos de idade. As doações serão entregues a crianças venezuelanas da etnia Warao, refugiadas em Campina Grande e João Pessoa, e indígenas dos povos Tabajara e Potiguara, que vivem nas aldeias Taepe, Mata Escura, Cumaru, Barra de Gramame, Vitória e Nova Conquista. A campanha se estenderá durante todo o mês de outubro.
De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania e Direitos Fundamentais (CAO Cidadania/MPPB), o apoio do Ministério Público é no sentido de divulgar a ação, devido suas importância para esses grupos de crianças. Os organizadores lembram que a Declaração Universal dos Direitos da Criança defende que “toda criança tem o direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e as autoridades públicas garantir a elas o exercício pleno desse direito”. Infelizmente, nem todas as crianças têm acesso a esse direito, principalmente, em razão da pobreza que as cercam. “Desejamos fortalecer cada vez mais essa rede de solidariedade para a causa indígena na Paraíba e convidamos a sociedade civil a garantir junto conosco o bem-estar das crianças indígenas”, convidam os responsáveis pela ONG Rede Povos da Terra da Paraíba.
Além do MPPB, estão engajados na campanha também o Ministério Público Federal (MPF) e do Trabalho (MPT); a Defensoria Pública da União (DPU) e dos Estado (DPEPB); a Funai; as universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande e a Estadual da Paraíba (UEPB); o Instituto Federal da Paraíba (IFPB); o Serviço Pastoral do Migrante do Nordeste (SPM); a Arquidiocese da Paraíba; a Uninassau Campina Grande; os sindicatos dos Bancários de Campina Grande e Região, dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiup), além dos Amigos do Bem e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Quatro etapas
A campanha será efetuada em quatro etapas. A primeira ação será voltada para os indígenas potiguaras, focando as ações principalmente nas aldeias Taepe, Mata Escura e Cumaru, localizadas no litoral Norte da Paraíba a fim de atender 102 crianças. A segunda ação será voltada para os indígenas tabajaras, nas aldeias Barra de Gramame, Vitória e Nova Conquista no litoral Sul da Paraíba, no município do Conde (75 crianças). A terceira ação da campanha será junto aos indígenas venezuelanos da etnia Warao residentes nos seis abrigos de João Pessoa, sob a responsabilidade do Centro Social Arquidiocesano São José (101 crianças). A quarta e última ação será junto aos indígenas waraos no abrigo da Prefeitura Municipal de Campina Grande (24 crianças).
Para a realização de toda a campanha serão adotadas medidas sanitárias, conforme o protocolo da OMS para prevenção da Covid-19. Em João Pessoa, as doações serão recolhidas no prédio da Funai, na Avenida Paraná, 184, Bairro dos Estados, entre às 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. Em Campina Grande, o ponto de coleta é o Centro Artístico Cultural da UEPB, na Avenida Getúlio Vargas, 44, Centro. Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone (61) 98184-1251 e (81) 998501764.
Com informações da Ascom/Rede Povos da Terra da Paraíba