MPPB acompanha vacinação contra covid-19 em idosos institucionalizados de Guarabira
Os 42 idosos institucionalizados no abrigo São Vicente de Paulo, localizado na cidade de Guarabira, foram vacinados contra a covid-19, nessa quarta-feira (20/01), por profissionais da saúde do município. A ação foi acompanhada pela promotora de Justiça de Guarabira, Edivane Saraiva (que atua na defesa do Idoso); pelo prefeito da cidade, Marcus Diogo, e pela deputada estadual, Camila Toscano. Além dos idosos, quatro cuidadores que trabalham no local também foram imunizados.
A promotora de Justiça falou sobre a importância da vacinação dos idosos e do cumprimento da meta por parte do município, em relação aos idosos institucionalizados, que integram um dos grupos prioritários nessa primeira etapa da campanha de imunização contra a covid-19.
Edivane Saraiva explicou que, desde o início da pandemia, em março do ano passado, várias providências foram adotadas junto à Secretaria Municipal de Saúde para proteger os idosos institucionalizados do novo coronavírus. “Foram recomendadas medidas, como a suspensão das visitas; a intensificação da higienização no abrigo e aplicação de testes para detecção da covid-19 nos idosos e cuidadores. Durante o ano passado, foram realizadas cinco testagens no abrigo, com o apoio da secretaria municipal de Saúde e todas essas orientações foram acatadas pela instituição. Felizmente, nenhum idoso foi contaminado pelo vírus e hoje, foi um dia de muita alegria e esperança”, comemorou.
Os idosos e cuidadores receberam a primeira dose da CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17/01), quando também foi autorizado o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz.
Segundo a Prefeitura de Guarabira, o município recebeu 623 doses da primeira remessa da CoronaVac, da 2ª Gerência de Saúde do Estado. A secretária municipal de Saúde, Harlanne Herculano, informou que as doses dessa remessa serão aplicadas em profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate à covid-19 e para os idosos que moram em abrigos, cumprindo a obrigatoriedade do Plano Estadual de Vacinação.
Canais para denúncias