Promotoria de Guarabira acompanha assistência à saúde de idosos em instituição de longa permanência
A Promotoria de Justiça de Guarabira tem buscado soluções para melhorar a assistência prestada aos idosos em instituições de longa permanência. Esta semana, a promotora Edivane Saraiva intermediou o início de uma parceria entre o Instituto São Vicente de Paulo e uma clínica privada da cidade para a realização de consultas e exames especializados com desconto, quando da impossibilidade de sua realização na rede pública em tempo hábil. Devido ao número de pessoas internadas com covid-19 no hospital público, alguns atendimentos dos idosos institucionalizados estão sendo viabilizados com recursos do abrigo.
A promotora explicou que o Ministério Público tem cobrado do Município a prestação dos serviços à população, mas também acolhe as iniciativas paliativas de empresas privadas e da sociedade que tragam benefícios imediatos a grupos em situações mais vulneráveis, principalmente, durante esta pandemia. Segundo Edivane Saraiva, o abrigo (que se mantém com os recursos de aposentadorias dos idosos e doações) enfrenta dificuldades financeiras para arcar com todos os cuidados necessários, alimentação e pagamento de funcionários e as despesas com saúde são necessárias em alguns momentos.
“Neste momento, verificando que o instituto está tendo que arcar com consultas e exames especializados de forma particular, convidamos a Uniclínica que tem realizado esses procedimentos para uma parceria a fim de torná-los menos onerosos à instituição de longa permanência de idosos. O proprietário da clínica, o médico Leonardo Felipe, acenou com a possibilidade de dar desconto de 50% nos procedimentos realizados, quando houver inviabilidade de ser realizado pela rede pública de saúde. Vamos abrir um procedimento na Promotoria para formalizar esse compromisso e acompanhar seu cumprimento”, disse Edivane Saraiva. A representante do Ministério Público Promotoria de Justiça recebe e analisa as planilhas financeiras da instituição de três em três meses.