MPPB firma TAC para implementar conselhos de Segurança Pública em três municípios do Sertão
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) celebrou, nesta terça-feira (05/07), dois termos de ajustamento de conduta (TACs) com os municípios de Água Branca, Imaculada e Juru para a criação dos conselhos municipais de Segurança Pública (Conseg).
Os TACs são desdobramentos de três procedimentos administrativos (099.2022.000437, 099.2022.000438 e 099.2022.000439) e foram assinados pelo promotor de Justiça de Água Branca, Elmar Thiago Pereira de Alencar; pelos prefeitos Everton Firmino Batista (Água Branca), José Luciano Lustosa Ramalho (Imaculada) e Solange Maria Felix Barbosa (Juru); e pelos advogados Vilson Lacerda Brasileiro (Imaculada), Gilma Suenia Bidor Batista (Água Branca) e Joseildo Rodrigues de Medeiros (Juru).
De acordo com os TACs, em até 15 dias, os municípios se comprometem a elaborar um projeto de lei que regulamenta as diretrizes de uma política municipal de segurança pública, para prevenir à violência e combater a criminalidade e encaminhar o documento para apreciação em suas respectivas câmaras municipais.
Os conselhos de Segurança Pública são órgãos formados por munícipes que discutem e planejam providências para melhorar a segurança da população dos municípios. Ações como eventos e campanhas educativas também são de atribuição dos conselhos, e podem contar com a colaboração e sugestão de órgãos de segurança pública, como as polícias civil e militar.
Depois de transcurso o prazo para a elaboração dos projetos de lei, os municípios deverão, no prazo de 30 dias, regulamentar os conselhos nos municípios. O MPPB deverá indicar um representante do órgão para compor os conselhos de cada município. Após o vencimento dos prazos, os compromissados devem encaminhar ao órgão documentos que comprovem o cumprimento das obrigações assumidas.
O descumprimento dos termos acordados nos TACs preveem multa diária aos gestores municipais de R$2 mil com correção monetária de até R$20 mil, que deverá ser revertida ao Fundo dos Direitos Difusos da Paraíba (FDD-PB).