GT realiza primeira reunião sobre estratégias para diminuir acidentes de moto, na Grande JP
O Grupo de Trabalho (GT) interinstitucional para a municipalização do trânsito - órgão integrado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) - realizou, na tarde dessa segunda-feira (6/02), sua primeira reunião com órgãos de trânsito e da Saúde para discutir e traçar estratégias e ações visando à diminuição dos sinistros envolvendo motocicletas, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Campanhas de conscientização na mídia, em redes sociais e junto aos entregadores e empresas de aplicativos de entrega; blitzen em pontos estratégicos nos municípios e intensificação de fiscalização e ações educativas em hospitais, bares e restaurantes foram algumas das sugestões apresentadas e que deverão ser discutidas de forma mais aprofundada pelos órgãos. O calendário dos trabalhos ainda está em fase de elaboração.
A reunião aconteceu na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, na capital, e contou com a participação de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), do Conselho Regional de Psicologia (CRP), da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das secretarias de Mobilidade Urbana dos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, do Departamento Municipal de Trânsito de Bayeux, da Coordenadoria de Mobilidade de Trânsito do município do Conde e das superintendências de Trânsito dos municípios de Lucena e Mamanguape.
Também participou da reunião o médico Laecio Bragante, diretor-geral do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, serviço de referência para as vítimas de acidentes de trânsito no Estado. A reunião foi presidida pelo procurador de Justiça Valberto Lira, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, e assessorada pelo servidor da instituição ministerial, Renato Barroso.
Lira explicou que a ideia é utilizar dados estatísticos sobre o problema (como o número de hospitalizados em decorrência dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, por exemplo) para a elaboração de campanhas, bem como utilizar datas, locais e horários de maior ocorrência dos sinistros. “Vamos criar um novo grupo de trabalho para facilitar a comunicação. A ideia é criar campanhas contínuas de educação para o trânsito e, após um ano da realização das ações que serão definidas, analisar os índices obtidos para verificar se a intervenção foi eficiente”, explicou.
Dados estatísticos
O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa apresentou os dados estatísticos em relação aos acidentados de trânsito atendidos no serviço. Ele explicou que 30% dos envolvidos em acidentes de trânsito morrem, sendo que 40% deles vêm a óbito ainda no local do sinistro.
Laécio destacou também que 76% dos acidentes envolvem motociclistas e que as vítimas são, em sua maioria, pessoas na faixa etária dos 19 aos 40 anos, em idade produtiva e provedores das suas famílias, o que gera problemas também de ordem econômica e social.
Disse ainda que o fenômeno apresenta uma correlação perigosa entre velocidade alta, ausência de equipamentos de segurança (como capacetes) e ingestão de bebidas alcoólicas por parte dos motoristas.
Em relação aos sinistros envolvendo veículos de duas rodas, o médico informou que o número de vítimas fatais é duas vezes maior do que nos acidentes envolvendo veículos de quatro rodas. “Medidas de prevenção são importantes e é oportuno o momento de dizer que precisamos fazer alguma coisa”, enfatizou.
Órgãos de trânsito falaram sobre medidas que vêm desenvolvendo e que deverão implementar para o enfrentamento do problema. Também registraram as dificuldades enfrentadas no trabalho de fiscalização de motocicletas, a busca por parcerias para intensificar essa fiscalização e a carência de efetivo e de engenharia de trânsito nos municípios. Todos se colocaram à disposição para a implementação de ações visando à diminuição da violência no trânsito, com destaque para os sinistros envolvendo motociclistas.