Promotoria realiza reunião com Conselho Municipal de Segurança de Pocinhos
A Promotoria de Justiça de Pocinhos realizou, nesta quinta-feira (09/02), a primeira reunião de 2023 com o Conselho Municipal de Segurança de Pocinhos (Comseg), criado para melhorar o serviço de segurança pública através da integração de atuação de seus órgãos, Ministério Público e comunidade.
A audiência foi conduzida pela promotora de Justiça, Fabiana Alves Mueller, na sede da Promotoria de Pocinhos, e teve a participação por videoconferência do secretário adjunto de Assistência Social, Thiago da Costa, representando a prefeita de Pocinhos; e dos representantes da Polícia Militar, laudemir da Silva Costa; da Polícia Civil, Radival Matias; do comércio loca, Fabrícia Martins Gondim; da Igreja Evangélica, Marcondes Araújo Tertulino; da Câmara Municipal, Gean Cássio Tavares de Oliveira e Carlos Eduardo Câmara Menezes; da OAB, Maria Luíza Rocha Costa; da Guarda Civil, Jelisson Miranda; do setor bancário, Pierri Messias de Araújo Espíndula; da Procuradoria-Geral do Município, Moacir Amorim Mendes e Felippe Gonçalves Cãmara Menezes; do Conselho tutelar, Luiz Antônio Guimarães Santos.
A promotora Fabiana Mueller explicou que a reunião faz parte do procedimento administrativo instaurado para fiscalizar e acompanhar a atuação do Conselho Municipal de Segurança, objetivando a diminuição da violência, com a identificação de problemas locais na segurança pública.
Na reunião, a promotora de Justiça questionou acerca da instalação de câmeras na cidade de Pocinhos. O representante da PGM afirmou que já existem câmeras de segurança em quase todos os prédios públicos municipais.
O representante da Guarda Municipal destacou a necessidade de existência de um centro de controle com um agente monitorando as imagens 24h. O procuradora-geral adjunto pontuou que a gestão está providenciando.
Os representantes da PGM de Pocinhos salientaram que, tendo em vista que o quadro dos membros do conselho foi alterado há pouco tempo, ainda não houve uma reunião, sendo que serão articuladas reuniões mensais com os conselheiros, a serem presididas a partir do mês de março.
Os representantes do Poder Legislativo confirmaram a importância das reuniões mensais, a fim de ouvir toda a sociedade e verificar as queixas da sociedade no que tange à segurança pública. Eles ressaltaram ainda a importância de que as reuniões sejam presenciais, podendo ser, inclusive na sede da Câmara de Vereadores.
Os representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Civil e da Igreja Evangélica informaram que estão à disposição para participar das futuras reuniões para contribuir com o trabalho. O representante bancário colocou-se à disposição de todos para contribuir com os trabalhos.
A representante do comércio local agradeceu pela participação do comércio local, uma vez que é importante escutar os comerciantes que tanto sofrem com assaltos.Ela enfatizou também que, apesar de algumas situações, a cidade é segura. A representante da OAB salientou que a matéria diz respeito a todos.
Uma nova data será designada para a nova reunião bimestral do Comsep.