Comsep vai definir estratégias de segurança nas escolas e fiscalizar instalação de câmeras
O Conselho Municipal de Segurança de Pocinhos (Comsep) deverá, nos próximos dois meses, fiscalizar a instalação de câmeras de segurança em unidades hospitalares e em áreas públicas com grande fluxo de pessoas, bem como realizar reuniões para traçar estratégias de segurança nas escolas. As metas foram apresentadas na reunião realizada na última quinta-feira (13/04), por videoconferência, com a Promotoria de Justiça de Pocinhos.
Conforme explicou a promotora de Justiça Fabiana Mueller, a reunião integra o Procedimento Administrativo 001.2022.059386, instaurado para monitorar a atuação do Comsep. “O objetivo é melhorar a segurança pública no município, através do planejamento e de ações integradas, que envolvam todos os órgãos do conselho, o Ministério Público e a comunidade, e que sejam capazes de identificar os problemas locais nessa área e de diminuir a violência”, disse.
Participaram da reunião o procurador adjunto do Município, Fellipe Câmara, representando a prefeita da cidade, Eliane Galdino; o vereador Carlos Eduardo Camara Menezes, representando a Câmara Municipal; a advogada Maria Luíza Rocha Costa, representando a OAB e representantes das polícias Civil e Militar, da Guarda Civil, do Conselho Tutelar, das igrejas católica e evangélica e do comércio local.
Na ocasião, os integrantes do conselho informaram à Promotoria de Justiça que deverão ser instaladas câmeras de monitoramento nas praças do Mercado, Getúlio Vargas e Sagrado Coração e na Rua Cônego Pequeno, onde há atrações musicais semanais, com grande fluxo de pessoas e que a Câmara de Vereadores do Município doou 13 equipamentos para ajudar no projeto de ampliação do sistema de vigilância eletrônica da cidade. O objetivo é combater crimes patrimoniais e promover a segurança da população. Também foi informado que a Prefeitura já solicitou pesquisa de preço para a aquisição de mais câmeras que deverão ser instaladas em prédios públicos municipais.
Segurança nas escolas
Em relação à segurança nas escolas - outra meta estabelecida pelo conselho para o bimestre -, foi informado que já está em discussão a elaboração de um Projeto de Lei para a criação da patrulha escolar no município, com a participação da guarda municipal. O relator do projeto é o vereador Carlos Eduardo Camara Menezes.
Nesse período, o conselho também deverá promover duas reuniões para tratar especificamente da violência contra a escola e de estratégias para promover a segurança da comunidade escolar.
A Promotoria de Justiça designou nova reunião com o conselho para o próximo dia 6 de junho, às 15h, quando os órgãos integrantes deverão comunicar as medidas adotadas em relação à segurança no município.
Foto da Praça Getúlio Vargas retirada do Google Maps