Abertas as inscrições para capacitação do projeto "Vozes dos Silenciados"

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoverá, no próximo dia 17 de maio, o curso "Critérios mínimos para o contato e o acolhimento adequado de vítimas vulneráveis e apresentação da rede de atendimento". A capacitação integra o projeto “Vozes dos Silenciados” e é destinado a membros que registraram sua adesão ao projeto, servidores, assessores e estagiários do MPPB. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de maio, por meio do link: https://forms.gle/p7aRjMLEUfNNXqzj9
O treinamento terá carga horária de 8h e será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório das Promotorias de Justiça de João Pessoa, localizado na avenida Almirante Barroso, 159, no Centro da Capital. O evento está sendo organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
O gestor do projeto, promotor de Justiça Ricardo Alex Almeida Lins, que coordena o Centro de Apoio Operacional Criminal e o Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes (Navic), explicou que “se trata de uma oportunidade de instrumentalizar os membros e servidores do MPPB de conhecimentos e ferramentas aptas a promover a articulação entre os Poderes, Instituições e órgãos públicos, em ações na busca da construção e da efetivação de fluxo de atendimento às vítimas de crimes e seus dependentes, fomentando o engajamento institucional pleno à causa em 2024, de modo a que cada promotoria internalize, na sua rotina de trabalho, essa prática de atenção a vítimas”.
O projeto “Vozes dos Silenciados” integra o planejamento estratégico do MPPB e tem, como finalidade, atender pessoas vítimas de crimes, prestando-lhes apoio, sobretudo no que pertine ao direito ao acesso à informação e a encaminhamentos para rede de atendimento de saúde e social.
O evento terá como facilitadores a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), Lídia Moura; a secretária de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, Benicleide Silvestre; a gerente operacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SEMDH, Kaliandra Andrade; a gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBTQIAPNb+ da SEMDH, Laura Brasil; a gerente executiva de Equidade Racial da SEMDH, Jadiele Berto; a gerente executiva de Direitos Humanos da SEMDH, Sanra Regina; a coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Sedhuc, Katiana Santos; o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental de João Pessoa, Jean Paulo Dantas; e a assessora tecnica da Saude Mental de João Pessoa, Alessandra Cruz.
Conforme informações do Ceaf, só haverá emissão de certificado para os que assistirem aos dois turnos de exposição, ao passo que o acesso posterior da gravação, pela plataforma moodle, ficará disponível aos executores do projeto até 31 de maio.
Confira a programação
Sexta-feira, 17 de maio
8h – Interface do SUAS com vítimas de crimes
Maria Benicleide Silva Silvestre
Katiana Cavalcante dos Santos
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (João Pessoa)
9h45 - Intervalo para lanche
10h – Critérios mínimos para o contato e o acolhimento adequado de vítimas vulneráveis
e apresentação da rede de atendimento estadual
Lídia Moura
Kaliandra Andrade
Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana
12h - Intervalo para almoço
14h – Como acolher vítimas de violência que demandem cuidados em saúde mental
Jean Paulo Dantas
Alessandra Cruz
Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (João Pessoa)
15h15 - Intervalo para lanche
15h30 – Noções básicas para escuta qualificada de vítimas: letramento racial, direitos da
população LGBTQIAPN+, enfrentamento à intolerância religiosa e acesso aos programas
de Direitos Humanos: Provita, PPCAAM e PPDH
Laura Brasil
Jadiele Berto
Sandra Regina
Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana
18h - Encerramento