"Diálogos da democracia": membros do MP brasileiro ministram palestra sobre corrupção
Membros do Ministério Público brasileiro participaram, nesta quarta-feira (28), do ciclo “Diálogos da Democracia”, ministrando palestras sobre os malefícios da improbidade administrativa e da corrupção para a sociedade brasileira. O ciclo está sendo promovido desde 2017 pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em comemoração aos 70 anos de sua reinstalação. Hoje, as discussões foram no auditório Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
Um dos palestrantes foi o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia. Segundo ele, a corrupção é uma prática antiga e combatê-la requer uma mudança cultural e comportamental, em que cada um fiscalize não só os outros, mas também a si próprio. “Temos que entender que cada um de nós precisa respeitar a lei no cotidiano. Precisamos não roubar, não deixar que roubem e botar na cadeia os que roubam. Precisamos fiscalizar que o dinheiro tirado do povo seja devolvido ao povo com obras e serviços”, defendeu.
O Ministério Público paraibano foi representado pelo promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, que destacou a relevância que o combate à improbidade administrativa e à corrupção tem na defesa dos interesses da sociedade brasileira. “O respeito à lisura e à defesa da moralidade administrativa tem destaque neste evento, em um momento em que a sociedade tem levado esse tema de forma muito séria”, afirmou.
Outro membro do MP brasileiro que participou do debate foi o coordenador do Núcleo do Combate à Corrupção do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), Sérgio Rodrigues Pimentel de Castro Pinto. Ele falou sobre o papel das delações premiadas no combate à corrupção.
O presidente da CMJP, o vereador Marcos Vinícius, comentou as palestras que o Legislativo Municipal vem realizando desde o ano passado, com temas de grande relevância para a população. O evento foi prestigiado por vereadores de João Pessoa e de outros municípios paraibanos, advogados e estudantes.
Com Ascom da CMJP
Fotos: CMJP